Um navio-tanque químico e um cargueiro colidiram nesta segunda-feira (10) na costa da Inglaterra, provocando um grande incêndio em um deles. Há dezenas de vítimas. As circunstâncias do choque entre as embarcações ainda são incertas.
Os bombeiros foram enviados ao sítio depois que o alerta foi oferecido às 9h48 locais (6h48 em Brasília). As embarcações envolvidas são o navio-tanque químico Stena Immaculate, com bandeira dos Estados Unidos, e o cargueiro Solong, de Portugal.
O petroleiro americano teria liberado combustível de aviação depois suportar um rompimento no tanque de fardo, disse o grupo de logística dos EUA Crowley, que operava o navio.
Ao menos 32 pessoas foram levadas para a costa com ambulâncias para esperar transporte ao hospital na cidade portuária de Grimsby, de negócio com o diretor executivo do Porto de Grimsby East. Os feridos chegaram em terreno a bordo de três embarcações. O estado de saúde delas não foi informado.
As autoridades mobilizaram uma operação de emergência, com helicópteros, aeronaves, barcos salva-vidas e barcos com capacidade para combater incêndios para prestar socorro.
A Guarda Costeira do Reino Unificado falou em “risco provável” de contaminação da chuva.
Segundo a BBC, a Stena Bulk, empresa sueca de transporte marítimo, confirmou que toda a tripulação do navio-tanque foi localizada. Imagens da emissora britânica mostraram pelo menos uma embarcação em chamas com nuvens de fumaça preta se elevando no firmamento cinzento.
A Royal National Lifeboat Institution, um serviço de barcos salva-vidas trabalhando na resposta de emergência, afirmou que várias tripulantes abandonaram as embarcações depois a colisão.
O incidente ocorreu em um trecho de tráfico movimentado de navios ao longo da costa nordeste britânica.
O site Marine Traffic disse que o Stena Immaculate, com 183 metros de comprimento, estava aportado ao largo de Immingham, nordeste da Inglaterra, quando foi atingido pelo Solong, com 140 metros de comprimento, que estava a caminho de Roterdã, na Holanda.
O gerente do Solong, Ernst Russ, não respondeu a um pedido de glosa.