O que está levando os problemas de Tesla? | Conectado

Internacional


No entanto, houve a sensação de que pelo menos parte da queda pode ser devido à raiva do ativismo político do CEO da Tesla, Elon Musk, e às decisões tomadas pelo chamado Departamento de Eficiência do Governo sob sua liderança. Desde meados de fevereiro, os showrooms da Tesla atraíram manifestantes em mais de 100 cidades dos EUA, ansiosos para que os transeuntes saibam seus sentimentos sobre o almíscar que empunhava a serra elétrica.

Esses protestos em grande parte bem-humorados e com encaixes na calçada-alguns com Bandas de mariachi, marionetistas e grandes trucks de papelão para decorar – foi organizado por um site chamado Teslatakedwne eles atraíram muita cobertura da mídia no processo.

Alex Winter, um baseado em Los Angeles Criador de documentários-e a lei titular de 1988 comédia de viagem no tempo Excelente aventura de Bill & Ted– é o criador do site. Ele diz a Wired que o movimento de Teslatakewn quer derrubar almíscar: “Nosso objetivo é desvalorizar a marca. É um meio muito simples e eficaz para as pessoas entrarem na rua e protestarem. ” A cobertura da mídia amplifica a mensagem do movimento, diz Winter. “Queremos espalhar informações verificáveis ​​e factuais sobre Musk, Doge e por que a Tesla deve ser desvalorizada.”

“O próprio Musk está toxificando a marca Tesla”, diz Winter. “Estamos apenas ajudando ele.”

Teslatakown começou no mês passado, iniciado por um 10 de fevereiro postando no Bluesky por Joan Donovanum pesquisador de desinformação e professor assistente de jornalismo e estudos emergentes de mídia na Universidade de Boston. “Saia e participe de um piquete internacional #TesLatakeOver localmente”, escreveu ela, concordando mais tarde em renomear o movimento.

“Eu me perguntei, o que eu estava disposto a fazer fisicamente para aumentar a conscientização (sobre almíscar)? Bem, estou disposto a sair aos sábados e protestar diante de uma concessionária da Tesla ”, disse Donovan a Wired. “Fiz um panfleto e comecei a circular online. Alex viu meu post e começamos a enviar mensagens de texto sobre o que fazer; Tudo se juntou super rápido. ”

Na primeira demonstração em Boston, em 15 de fevereiro, havia 50 pessoas. Na terceira semana, isso havia aumentado para 300. “Eu conheci professores, pessoas que trabalham em saúde pública, pessoas aposentadas, estudantes de universidades – todos os americanos que querem ver Doge desaparecer”, diz Donovan. “Não é apenas um boicote estratégico de Tesla, é um protesto politocal onde muitas queixas são exibidas”.

Elon Musk e Tesla não responderam aos pedidos de comentários.

Erica Chenowethum cientista político da Universidade de Harvard, estudou mais de 300 revoltas modernas em todo o mundo e descobriu que a mudança geralmente se torna inevitável quando apenas 3,5 % de uma população junte -se a um movimento.

“Normalmente, há muito mais pessoas que simpatizam com movimentos do que as pessoas que participam ativamente deles”, diz Chenoweth a Wired.

Então, Teslatakedwn pode funcionar rapidamente? “Em vez de pensar em quanto tempo leva”, ela diz, “normalmente procuro ver se um movimento está aumentando a pressão e o impulso a cada ação subsequente.

“Nas ciências sociais desses movimentos, muitas pessoas falam sobre a obtenção de deserções – tornando as pessoas em diferentes pilares de apoio mudam sua lealdade para o status quo.

Perdendo lealdades

Esses pilares já podem estar mostrando sinais de instabilidade. No Reddit, Tiktok, Facebook e até X, as postagens começaram a empilhar pessoas dizendo que estão abandonando seus Teslas. A cantora Sheryl Crow foi uma das mais altas entre eles, que postou um vídeo no Instagram no dia dos namorados desejando Boa viagem Para sua Tesla, quando foi expulso em um caminhão de mesa.

“Chega um momento em que você precisa decidir com quem está disposto a se alinhar. Teslá por tanto tempo ”, escreveu ela, acrescentando que estava doando a venda para a Rádio Pública Nacional, porque estava” ameaçando o presidente Musk “.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *