Passados 506 dias desde a grave lesão que o deixou fora de ação por mais de um ano, Neymar está oficialmente de volta à seleção brasileira.
O proclamação do retorno do desportista do Santos à formação vernáculo foi feito na manhã desta quinta-feira (6) pelo técnico Dorival Júnior na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.
O treinador convocou 23 jogadores para as partidas contra a Colômbia, em Brasília, e a Argentina, em Buenos Aires, nos dias 20 e 25 de março, respectivamente. Os jogos são válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O Brasil ocupa atualmente a quinta posição na classificatória sul-americana, com 18 pontos —os seis primeiros garantem vaga direta ao Mundial. A Argentina de Lionel Messi lidera, com 25 pontos, enquanto a Colômbia é a quarta colocada, com 19 pontos.
A última vez em que Neymar atuou pela seleção foi no dia 17 de outubro de 2023, quando sofreu a lesão mais grave da curso: as rupturas no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo, em jogada no término do primeiro tempo na derrota por 2 a 0 para o Uruguai pelas Eliminatórias, em Montevidéu.
Na era, a equipe ainda era dirigida pelo técnico Fernando Diniz. Sem poder relatar com seu principal jogador, a seleção ainda sofreria mais duas derrotas no término de 2023, justamente para Colômbia e Argentina, o que acabou resultando na destituição de Diniz.
Dorival Júnior assumiu no início de 2024 com a missão de fechar a má tempo do predecessor e chegou a ter um início promissor, com vitória contra a Inglaterra em Wembley e empate com a Espanha no Santiago Bernabéu.
Na sequência, no entanto, a equipe não conseguiu engrenar e encontrou dificuldades para apresentar um desempenho consistente dentro de campo, sem que Vinicius Junior e Rodrygo conseguissem assumir o posto de protagonista deixado vago por Neymar.
A formação acabou eliminada precocemente pelo Uruguai nas quartas de final da Despensa América, e ainda amargaria resultados decepcionantes pelas Eliminatórias, com itinerário para o Paraguai e empate com a Venezuela.
Com questionamentos ao trabalho de Dorival Júnior ao término de uma temporada irregular, Neymar desponta em 2025 uma vez que a grande esperança para que o Brasil volte a apresentar um desempenho melhor dentro das quatro linhas e assegure, assim, sua vaga na Despensa do ano que vem.
As primeiras partidas desde o retorno ao Santos no término de janeiro trazem indicativos animadores à torcida. Aos 33 anos, o jogador tem liderado os companheiros dentro de campo e teve papel importante na classificação do alvinegro praiano às semifinais do Campeonato Paulista contra o Corinthians, no próximo domingo (9). Ele atuou em sete partidas pelo estadual até cá e marcou três gols —um deles olímpico, o primeiro de sua curso.
“Ninguém precisa falar a saudação daquilo que representa o Neymar. O momento que ele vive é um processo de recuperação, nós temos esse entendimento, temos consciência, mas também entendemos que a capacidade e as qualidades de um jogador uma vez que esse acabam sendo um condicionante para que ele possa superar toda e qualquer situação que venha a ocorrer dentro de uma partida”, afirmou Dorival.
Apesar de reconhecer a relevância do retorno do desportista para a equipe, o treinador também ponderou que é preciso ter calma com o processo. “Não criemos uma expectativa altíssima, jogando toda responsabilidade em cima desse retorno. Que tenhamos um estabilidade e uma regularidade nessas duas partidas, que serão muito difíceis”, disse ele.
“Feliz em estar de volta!”, escreveu Neymar em publicação nas redes sociais, na qual aparece acompanhando a convocação pela televisão.
Confira a lista de convocados
GOLEIROS
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Ederson (Manchester City)
LATERAIS
Danilo (Flamengo)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Wesley (Flamengo)
Vanderson (Mônaco)
ZAGUEIROS
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Léo Ortiz (Flamengo)
Murillo (Nottingham Forest)
MEIO-CAMPISTAS
André (Wolverhampton)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Gerson (Flamengo)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Neymar (Santos)
Joelinton (Newcastle)
ATACANTES
Estêvão (Palmeiras)
João Pedro (Brighton)
Raphinha (Barcelona)
Rodrygo (Real Madrid)
Savinho (Manchester City)
Vinicius Junior (Real Madrid)