Com a subida do fisiculturismo no Brasil, aqueles que não acompanhavam o esporte anteriormente passaram a levantar uma série de perguntas. Dentre elas, está a que é referente à cor da pele dos atletas em cima do palco. Com o que eles se pintam e por que fazem isso?
Uma vez que o campeonato de fisiculturismo se trata basicamente de um concurso de músculos, é necessário que os juízes e a plateia visualizem com perspicuidade os músculos dos competidores. Por isso, o palco dos torneios sempre é muito iluminado.
Entretanto, o excesso de luz pode fazer a imagem ‘estourar’, principalmente quando o fisiculturista tem um tom de pele mais evidente. Desta forma, o corpo do desportista fica iluminado demais para que os árbitros vejam a separação que há entre os músculos e a profundidade desses ‘cortes’.
A tinta próprio usada pelos fisiculturistas antes dos shows tem a função de deixar o corpo do desportista mais escuro. Isso possibilita os árbitros e os fãs a enxergarem os físicos apresentados mesmo com a iluminação potente das competições.
Além da cor da pele dos atletas, um questionamento dos fãs mais recentes de fisiculturismo é o clarão. Além da tinta, o que é pretérito no corpo dos competidores?
Sozinha, a tinta em questão faz com que o corpo de quem a usa fique com um vista opaco. Por isso, a maioria dos atletas passa uma fina classe de óleo. Oriente, por sua vez, dá um clarão e um vista mais reluzente à pele.
Geralmente, os fisiculturistas se depilam e esfoliam a pele antes de passar a tinta. Enquanto os pelos atrapalham a visualização dos músculos, a limpeza da pele faz com que a tinta tenha mais aderência.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul inferior.