Podcast: A encruzilhada da Ucrânia na guerra – Folha – 05/03/2025 – Podcasts

Mundo


O cenário da Guerra da Ucrânia pode mudar de faceta depois de os Estados Unidos suspenderem a ajuda militar ao país do leste europeu nesta semana. A medida veio posteriormente uma discussão entre os presidentes Donald Trump e Volodimir Zelenski, na última sexta-feira (28), durante um encontro no Salão Oval.

A suspensão pressionou Zelenski, que nesta terça (4) disse estar pronto para trabalhar sob a “possante liderança” de Trump. No texto publicado em uma rede social, Zelenski escreveu estar disposto a ir à mesa de negociações e a agir rapidamente para rematar com a guerra.

A proposta americana para interromper o conflito inclui um entendimento para que os EUA possam explorar minerais na Ucrânia. Enquanto isso, líderes europeus também têm discutido propostas para uma trégua. No termo de semana, Zelenski esteve em Londres e se reuniu com chefes de Estado para tratar da situação da Ucrânia e de um reforço na ajuda da Europa ao país. O Reino Unificado anunciou um espeque de 1,6 bilhão de libras (murado de R$ 12 bilhões).

O incidente desta quarta-feira (5) do Moca da Manhã fala do porvir da Guerra da Ucrânia e da encruzilhada em que o país está. O pesquisador da FGV Vicente Ferraro, membro do Laboratório de Estudos da Ásia da USP, seção Rússia e Eurásia, trata dos desafios de Kiev para manter a soberania sobre o território, discute porquê a Europa e outros atores devem participar do conflito a partir de agora e analisa a posição da Rússia diante dessa mudança de cenário.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É verosímil ouvir o incidente clicando supra. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Moca da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no primícias do dia. O incidente é apresentado pela jornalista Gabriela Mayer, com produção de Daniel Castro e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *