A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou na tarde desta quinta-feira (13) uma restruturação no comando de sua percentagem de arbitragem. O ex-árbitro Wilson Luiz Semene, que desde 2022 presidia o órgão, foi destituído.
A entidade também montou um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais para atuar em conjunto com a novidade Percentagem de Arbitragem.
Durante evento transmitido pela CBF TV, o presidente Ednaldo Rodrigues informou os nomes do argentino Néstor Pitana, do italiano Nicola Rizzoli e dos brasileiros Sandro Meira Ricci e Luiz Flávio de Oliveira porquê membros do comitê.
Pitana foi o avaliador da final da Despensa do Mundo de 2018 e apitou também a decisão da Despensa Libertadores de 2021. Rizzoli apitou a final da Despensa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.
A Percentagem de Arbitragem, por sua vez, será coordenada por Rodrigo Cintra e será formada, ainda, por Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
“A CBF quer informar a todos uma restruturação da percentagem de arbitragem. É multidisciplinar, técnica, com nomes internacionais e também com aqueles que fazem secção do futebol brasílio, com experiência dentro de campo”, afirmou Ednaldo.
Em nota, a entidade explicou que o comitê de especialistas estará em contato quotidiano com a percentagem, com a missão de explorar lances polêmicos e, partir das decisões tomadas, direcionar o trabalho dos árbitros.
A CBF também se comprometeu a profissionalizar os árbitros do país nos próximos 23 meses.
Ednaldo Rodrigues também agradeceu a Semene pelos três anos em que ele comandou a percentagem de arbitragem, mas disse que as mudanças de agora têm o objetivo de deixar os torcedores e os clubes mais tranquilos em relação ao silvo.
“É um trabalho não só da percentagem, da estrutura da arbitragem. Tem que ser comungado com clubes e jogadores para que não possa ter tantas situações que acontecem e colocam que a arbitragem é a culpada”, disse o cartola.