João Fonseca foi derrotado em sua primeira partida depois o bom desempenho no Lhano da Austrália. O brasílico, número 99 do ranking mundial e considerado maior sensação do tênis na atualidade, perdeu para o gálico Ugo Humbert (15º da lista), por 7/5 e 6/3.
A partida despertou grande interesse do mundo do tênis, por ser a primeira de Fonseca depois da impressionante atuação em Melbourne, duas semanas detrás. Fonseca estreou derrotando em unicamente três sets o número nove do mundo, o russo Andrei Rublev. Foi eliminado na segunda rodada pelo italiano Lorenzo Sonego, por 3 a 2.
Os anfitriões escolheram porquê palco do confronto o tímido Palais des Sports de Orléans, onde os 3 milénio torcedores ficam muito perto dos jogadores e a quadra rápida supostamente favorece o estilo dos franceses.
Apesar da diferença de ranking entre os dois, que faria supor um grande nepotismo de Humbert, os franceses estavam prevenidos em relação a Fonseca.
Em um primeiro set muito equilibrado, o gálico venceu por 7/5, quebrando o serviço do brasílico unicamente uma vez, no último game. Aparentando nervosismo, Fonseca teve dificuldade para fechar o primeiro game de serviço, em que salvou dois break points. Depois disso, impôs seu jogo invasivo. Quando tinha vantagem de 6/5, Humbert arriscou mais bolas próximas das linhas e levou a melhor, fechando o set.
No pausa entre o primeiro e o segundo set, Humbert queixou-se de dor nos glúteos e chegou a deixar a quadra por cinco minutos.
No quarto game do segundo set, Fonseca perdeu os três primeiros pontos. Salvou dois break points, mas Humbert quebrou o serviço do brasílico com um winner (esfera vencedora) na reembolso de saque. A quebra aumentou a crédito do gálico, que fechou “de zero” o game seguinte.
“Ele é supertalentoso, mas eu adoro jogar em quadra coberta, e minha reembolso de saque estava muito boa hoje”, disse Humbert depois o jogo.
“Todo mundo me pergunta sobre ele. É muito precoce, mas eu não sou adivinho. Não sei que trajetória ele vai ter. Para mim é mais um rival na quadra. Mas é um superjogador”, acrescentou o gálico.
O jogo abriu o confronto entre Brasil e França pela primeira rodada da Despensa Davis. A equipe francesa abriu na sequência vantagem de 2 a 0, com a vitória de Arthur Fils (19º) sobre Thiago Wild (76º), por 6/1 e 6/4. O final da partida foi marcado por reclamações do capitão da equipe brasileira, Jaime Oncins, por decisões de arbitragem. Fils e Wild bateram boca depois a partida, sob vaias do público.