Primeira mulher a ocupar o missão de vice-presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Yane Marques, ex-atleta do pentatlo moderno, será também a patrão da missão da delegação brasileira durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
O proclamação foi feito nesta quinta-feira (30) durante um evento no Clube Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro, no qual o novo presidente da entidade, Marco Antônio La Porta, e sua diretoria discursaram para atletas, ex-atletas, membros de entidades esportivas e patrocinadores.
La Porta e Yane foram eleitos em outubro de 2024 uma vez que uma placa de oposição a Paulo Wanderley, que buscava a reeleição.
Em seu oração, Yane prometeu “colocar medalhas no peito de muita gente” nos próximos eventos que o Time Brasil terá pela frente, uma vez que os Jogos Sul- Americanos, Pan-americanos, além das Olimpíadas.
“Temos um timaço e vamos colocar medalhas no peito de muita gente”, afirmou. “Mesmo sem medalhas, transformaremos muitas vidas. Temos uma longa e linda história pra viver juntos “, acrescentou.
Antes de ser vice do COB, Yane foi vice-presidente da Percentagem de Atletas do comitê, entre 2017 a 2020, e presidente da Percentagem de Atletas de 2020 até o início de 2024. Ocupou o missão de Secretária-Executiva de Esportes de Recife e, posteriormente, na Secretaria Executiva de Esportes Educacionais da Prefeitura da capital pernambucana.
Porquê desportista, ela conquistou uma medalha de bronze nos Jogos de Londres, em 2012. A ex-atleta também conquistou duas medalhas em Mundiais e três em Pan-Americanos.
“Não existe melhor pessoa para praticar essa função nas nossas principais missões do ciclo. Foi uma escolha procedente, por toda capacidade e experiência que a Yane carrega”, disse La Porta.
Yane disse, ainda, que ser escolhida para ocupar a vice-presidência do COB é um marco para as mulheres.
“Mais uma vez, a gente escreve uma risco no livro do esporte olímpico do Brasil. Pela primeira vez na história do COB, teremos uma mulher vice-presidente. Agora a porta está oportunidade. Tem que vir um monte de mulheres junto comigo. Apesar de todo o excitação e coragem, estou com pé fincado no soalho, porque é uma responsabilidade muito grande”, afirmou Yane.
No final do evento desta quinta, o COB também apresentou sua novidade logomarca, destacando novamente a bandeira do Brasil e os anéis olímpicos.
Repórter viajou a invitação do COB