Um incêndio no hotel de uma estação de esqui nas montanhas de Bolu, na Turquia, matou 66 pessoas nesta terça-feira (21) e forçou hóspedes em pânico a pular pelas janelas no meio da madrugada para sobreviver. Segundo o ministro do Interno, Ali Yerlikaya, 51 pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.
O incêndio começou por volta das 3h30 locais (21h30 de segunda-feira em Brasília) no andejar do restaurante do hotel Grand Kartal, de 12 andares, de negócio com autoridades. Segundo Yerlikaya, o resort acomodava 238 hóspedes no período considerado pico de ocupação devido às duas semanas de férias escolares.
Testemunhas disseram que hóspedes desesperados tentaram evadir usando lençóis brancos amarrados e pendurados em janelas no andejar superior, de onde tentavam fugir. De negócio com relatos da mídia, alguns morreram ao pular para buscar um lugar seguro.
Várias viaturas de bombeiros e ambulâncias cercavam o prédio de madeira carbonizado. Yerlikaya disse que 267 bombeiros e equipes de resgate foram mobilizados para o incêndio. As chamas se originaram nos andares superiores do hotel por razões ainda desconhecidas e se espalharam rapidamente devido ao revestimento de madeira do prédio, segundo a mídia turca.
Os funcionários do hotel ajudaram a retirar os hóspedes, de negócio com a emissora privada turca NTV. Baris Salgur, um hóspede do hotel, confirmou à rede que as pessoas pularam das janelas para evadir, incluindo duas mulheres no último andejar que pediram aos que estavam no pavimento que preparassem almofadas. “Quando o queimação se aproximou, elas pularam imediatamente.”
Outro hóspede disse à Ekol TV que ele e sua família acordaram com o incêndio, mas não ouviram alarmes, logo entraram em corredores cheios de fumaça e eventualmente pularam de uma janela de um andejar subordinado para tombar na neve.
Vários outros ministros viajaram para o lugar do incidente na estação de esqui de Kartalkaya, localizada sobre 170 quilômetros a noroeste da capital do país, Ancara.
Yerlikaya lamentou a tragédia. “Gostaria de compartilhar essa dor, que é impossível de descrever”, disse o ministro ao oferecer pêsames às famílias das vítimas. “O queimação foi extinto. Os esforços de resfriamento estão em curso. Porquê a secção de trás do hotel está em uma encosta, os esforços de combate ao queimação só puderam ser realizados pelas fachadas frontal e lateral.”
O ministro acrescentou que as equipes de bombeiros começaram a combater o incêndio muro de 45 minutos depois a primeira chamada.