Algo grande está se formando para laptops Windows – e a Qualcomm pode não gostar

Mnv Celular


Os chips Snapdragon X da Qualcomm estão ficando populares, e a empresa agora está com crédito jogando sombra em seu concorrente, Intel. Enquanto isso, porém, pode ter outra pessoa Pronto para roubar o trovão da Qualcomm.

De pacto com Novos rumores Dos cantos escuros da Internet, a Nvidia e a MediaTek podem estar mirando na Qualcomm e pode estar se preparando para revelar um chipset de braço favorável ao laptop em Computex em Taipei City, Taiwan. A conferência está programada para debutar na próxima semana de 20 a 23 de maio.

Os rumores sobre uma CPU baseada em braço da NVIDIA estão flutuando on-line nos últimos anos. Logo, na CES, em janeiro, a NVIDIA e a Mediatek anunciaram o Project Digits, que é um supercomputador de IA pessoal. Logo depois, a NVIDIA renomeou o concepção porquê o NVIDIA DGX Spark, mas é grande demais para a maioria dos computadores, e é aí que entram os rumores de novos processadores.

Estamos falando sobre os processadores N1 mais amigáveis ​​para laptops da Nvidia/Mediatek. Isso seria um rival direto da famosa série Snapdragon X da Qualcomm. Alegadamente, esses chips seriam chamados de N1X e N1. Dizem que seus poderes são direcionados a usuários padrão, não para um pouco porquê um supercomputador de IA.

Alegadamente, os processadores N1X e N1 podem combinar as CPUs baseadas em ARM da Mediatek e a Blackwell GPU Tech da NVIDIA. Há rumores de que os dois chips apresentam até 10 núcleos de cimalha desempenho Cortex-X925 e até 10 núcleos Cortex-A725. Também esperam configurações menos poderosas para opções mais orientadas para o orçamento.

Esses chips executarão uma versão do Windows otimizada para chips baseados em ARM. E sim, tudo isso faz com que esses processadores rumores direcionem os rivais para o Snapdragon X. da Qualcomm, também, esses parecem ser rivais da APU Ryzen Ai Max da AMD, porque a NVIDIA participa da colaboração com sua tecnologia Blackwell GPU.

Há rumores de que as CPUs N1X e N1 estejam disponíveis no início de 2026. A risco do tempo faria sentido com um proclamação da Computex e dá às duas empresas pelo menos 7 meses para emendar qualquer tipo de problema técnico que surja antes que os chips sejam enviados.

Esses processadores podem ser usados ​​em poderosas máquinas de estação de trabalho, laptops para jogos ou laptops no nível do consumidor. Vemos os chips da Qualcomm usados ​​em laptops ultra-light, enquanto os chips Ryzen da AMD estão mais focados em laptops para jogos.

Obviamente, não espere ver um laptop com um deles até 2026. No entanto, as duas empresas realizarão apresentações de palestras durante o Computex em 19 de maio e em 20 de maio. Diz-se que a Qualcomm se concentra na IA durante a conferência, para que esses dois possam surpreendê-lo, jogando o gauntlet com um chipset de Windows-on-Arm.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *