Na maioria das vezes, toda vez que os EUA tentavam bloquear A Huawei, da geração de um smartphone competitivo, o trabalhador chinês, porquê os dinossauros no Jurassic Park, encontrou uma maneira. Primeiro, os EUA colocaram a empresa na lista de entidades do departamento de negócio, que teve o efeito de impedir que a Huawei trabalhasse com Google. O Huawei não poderia mais instalar a versão do Google Mobile Services do Android. Isso forçou a Huawei a desenvolver seu sistema operacional Harmonyos.
Uma dimensão em que a Huawei fez progressos, mas ainda está para trás, está no design e na fabricação de chips usados para cevar seus telefones. Em 2020, os EUA expandiram sua regra de resultado direto estrangeiro (FDPR) e, com as revisões feitas, essa regra impede que a Huawei obtenha qualquer chip de ponta feito usando a tecnologia dos EUA. Esses chips são definidos porquê aqueles que suportam a conectividade 5G fabricados usando um nó de processo menor que 10 nm. Ainda assim, a Huawei é capaz de obter chips habilitados para 5G da maior fundição da China (e a terceira maior do mundo) feitas com o nó de 7nm de segunda geração do último.
A SMIC e outras empresas na China são proibidas de comprar o equipamento de litografia que permitiria que ele e outras fundições chinesas fabricassem chips usando um nó de 5Nm ou menor processo. Nascente ano, o TSMC e a Samsung Foundry planejam enviar semicondutores fabricados usando um nó de processo de 2 nm. Mas isso não significa que a Huawei não planeja colocar as mãos em fichas avançadas de alguma forma. Houve especulações de que A Huawei está desenvolvendo um substituto para máquinas de litografia ultravioleta extrema (EUV) que permitiriam edificar chips de ponta.
Imagens de satélite revelam que a Huawei está construindo uma linha de produção para produzir chips avançados no província de Shenzhen. O objetivo é ajudar a tornar a China auto-suficiente em semicondutores. As imagens mostram a construção de três instalações de fabricação de aspecto semelhante que supostamente começaram em 2022. A Huawei ficou muito quieta sobre esses edifícios. Eles não exclusivamente poderiam acoitar linhas de produção para processadores de aplicativos para smartphone construídos usando nós avançados, mas também podem acoitar linhas de produção que ajudarão a empresa a continuar a pressionar a Chipmaker Nvidia. Ambas as empresas estão envolvidas no design de aceleradores de IA.
A Huawei está procurando desenvolver todas as ferramentas necessárias para fabricar uma masmorra de suprimentos na China para chips de IA. Dylan Patel, fundador da empresa de pesquisa e estudo de chips semiânica, disse: “A Huawei embarcou em um esforço sem precedentes para desenvolver todas as partes da masmorra de suprimentos de IA no mercado interno de equipamentos de fabricação de wafer para modelar a construção de modelos. Nunca vimos uma empresa tentar fazer tudo antes”.
O CEO da Nvidia, Jensen Huang
A China está muito, muito próxima na corrida de chips. O governo Trump pediu à Nvidia que parasse de vender seu mais recente chip de IA, o H20, na China. Nascente pedido Ironicamente, saiu pela culatra, pois isso permitiu que a Huawei vendesse um grande número de seu mais recente chip ascendente no país para preencher a vazio deixada pela partida da Nvidia do mercado chinês.