Se você já percorreu uma loja de aplicativos procurando um tanto novo, sabe o quão vasto a seleção pode se sentir. Mas para os usuários do Android, essa seleção na Google Play Store encolheu dramaticamente no ano pretérito.
Por que a grande mudança?
Essa queda significativa não foi eventual. O Google vem trabalhando ativamente para melhorar a qualidade de seu mercado e limpar aplicativos de baixa qualidade ou potencialmente prejudiciais. O Google confirmou à nascente que várias atualizações de políticas e ações de emprego mais fortes são os principais fatores por trás dessa enorme redução. Cá está um colapso do que eles estão fazendo:
- Os padrões de qualidade mais rígidos removeram aplicativos de insignificante valor e não funcionais, indo além de unicamente emendar os quebrados.
- As verificações mais difíceis do desenvolvedor incluíram etapas de verificação expandidas e testes obrigatórios para novas contas.
- As revisões aprimoradas de Human e IA bloquearam agressivamente milhões de aplicativos de violação de políticas (2,36m em 2024) e proibiram inúmeras contas de desenvolvedor (mais de 158k).


Google Play Play Categorias de aplicativos e quantos foram removidos. | Crédito da imagem – AppFigures
Embora o Google aponte para seus esforços de limpeza, pode possuir outros fatores. Uma regra da UE exigindo que os desenvolvedores compartilhassem seus endereços iniciados no início deste ano, o que poderia ter provocado algumas remoções, embora a Apple tenha aplicado a mesma regra sem uma queda semelhante.