Sob ameaça de Trump, Groenlândia e Dinamarca reforçam laço – 27/04/2025 – Mundo

Mundo


A Groenlândia e a Dinamarca concordaram no domingo (27) em fortalecer seus laços em resposta ao interesse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em assumir o controle da ilha ártica estrategicamente localizada, disseram seus líderes em seguida conversas em Copenhague.

O novo primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, desembarcou na capital dinamarquesa no sábado (26) para uma visitante de três dias, em uma prova de unidade entre a ilhota rica em minerais, um território semiautônomo dinamarquês, e a Dinamarca.

“Estamos em uma situação de política externa que significa que precisamos nos aproximar mais”, disse Nielsen em uma entrevista coletiva com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

A visitante de Nielsen ocorre em seguida meses de tensão devido às repetidas declarações de Trump de que a Groenlândia deveria se tornar secção dos EUA.

Os líderes da Dinamarca e da Groenlândia afirmaram que unicamente os groenlandeses podem deliberar o horizonte do território, embora o posicionamento fique em uma traço delicada entre rejeitar firmemente as ambições dos EUA de anexar a Groenlândia e, ao mesmo tempo, tentar manter boas relações com o coligado tradicional do Poente.

“Estamos prontos para uma parceria poderoso [com os EUA] e mais desenvolvimento, mas queremos reverência. Nunca seremos uma propriedade que pode ser comprada por ninguém”, disse Nielsen.

O premiê do território disse que a expansão em curso do consulado dos EUA em Nuuk, capital da Groenlândia, que foi acordada antes de Trump assumir o função, está provocando sofreguidão entre o povo da Groenlândia.

Nielsen não confirmou nem negou quando perguntado se havia entrado em contato com a gestão americana desde que assumiu o função no início deste mês.

As relações mais calorosas entre Nuuk e Copenhague surgem depois que o primeiro-ministro anterior da Groenlândia, em dezembro, culpou a Dinamarca pelo que chamou de genocídio histórico no território ártico e, em janeiro, intensificou o impulso pela independência da Dinamarca.

Frederiksen disse que a Dinamarca está pronta para investir mais na Groenlândia e concordar financeiramente o território à medida que assume mais responsabilidade pelos assuntos internos de Copenhague, uma vez que secção do que ela chamou de modernização do relacionamento.

A Dinamarca pediu uma maior colaboração de defesa ártica com os EUA, e tanto Nielsen quanto Frederiksen disseram no domingo que estavam comprometidos em fortalecer a resguardo na região.

O rei Frederik da Dinamarca viajará para a Groenlândia na segunda-feira (28) em uma prova suplementar de solidariedade.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *