O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou nesta quarta-feira (16) o bilionário Elon Musk, comparando-o a Sergei Korolev, o engenheiro-chefe por trás do sucesso espacial da União Soviética nas décadas de 1950 e 1960, informou a filial de notícias estatal TASS.
A TASS citou Putin, que falava sobre a política espacial da Rússia em uma reunião com estudantes, dizendo: “Sabe, há uma pessoa que mora nos Estados Unidos, pode-se proferir que ela é absolutamente louca por Marte.”
Ele foi citado fazendo uma verificação entre Musk e Sergei Korolev, um engenheiro soviético que foi fundamental para o sucesso da União Soviética ao enviar Iuri Gagarin no primeiro voo espacial tripulado da história, em 1961.
“Tais pessoas raramente aparecem na população humana, carregadas de uma determinada teoria. Embora possa me parecer incrível hoje, depois de um tempo, tais ideias muitas vezes se concretizam”, disse Putin, segundo a TASS.
Putin já havia elogiado Musk, chamando-o de “uma pessoa extraordinária”. O bilionário é proprietário da SpaceX, empresa de exploração espacial que tem inúmeros contratos com o governo dos EUA. Reportagem do ano pretérito do jornal americano The Wall Street Journal apontavam que Musk mantém comunicação frequente com Putin e com outros funcionários do superior escalão do Kremlin desde o final de 2022.
Um dos principais conselheiros do presidente dos EUA, Donald Trump, Musk tem se tornado cada vez mais crítico à Ucrânia, que luta contra a Rússia desde 2022, quando o Kremlin ordenou o envio de dezenas de milhares de tropas ao território vizinho.