Vídeo: Turquia detém 343 em atos contra prisão do prefeito – 22/03/2025 – Mundo

Mundo


As autoridades da Turquia detiveram 343 pessoas durante protestos que atravessaram a noite de sexta-feira (21) em várias cidades do país contra a detenção do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, afirmou o Ministério do Interno neste sábado (22).

As manifestações ocorreram em mais de dez cidades, incluindo Istambul, a maior cidade da Turquia, e Ancara, a capital do país, disse a pasta em expedido.

O ministério afirmou que as detenções foram feitas para evitar a “perturbação da ordem pública” e disse que as autoridades não tolerariam “caos e provocação”.

Dezenas de milhares de turcos foram às ruas em manifestações pacíficas desde quarta-feira (19), quando Imamoglu foi represado sob acusações uma vez que devassidão e espeque a um grupo terrorista. Ele é o principal rival político do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que o supera em algumas pesquisas de opinião.

O Partido Popular Republicano (CHP), a {sigla} da qual o prefeito faz secção e principal legenda de oposição, condenou a ação uma vez que politicamente motivada e incentivou os apoiadores a se manifestarem de forma legítimo.

De convénio com o site turco The Hürriyet Daily News, o prefeito começou a responder a perguntas sobre acusações de terrorismo neste sábado, marcando uma segunda rodada de questionamentos judiciais.

A ação contra o político é secção de uma repressão que vem sendo feita a meses contra figuras da oposição em todo o país, em um movimento visto uma vez que tentativa de prejudicar as perspectivas eleitorais dos críticos do presidente turco, que está há 22 anos no poder.

Imamoglu foi reeleito prefeito da maior cidade da Turquia há cerca de um ano, em grande roteiro para Erdogan, que havia se lançado em campanhas pelo país para fortalecer sua base de aliados em grandes cidades do país.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *