A única menção ao nome de Elon Musk é suficiente para (algumas) pessoas (muito) agitadas e agora, há mais uma razão para elas começarem o incêndio.
Um relatório recente revela que a equipe do Departamento de Eficiência do Governo (DOGE) de Elon Musk está expandindo o uso de seu AI Chatbot, Grok, dentro das agências federais dos EUA. Os críticos estão levantando preocupações sobre a privacidade, a moral e as possíveis violações legais.
De harmonia com várias fontes familiarizadas com o tema com quem falou ReutersGrok – uma utensílio de IA generativa desenvolvida pela empresa de Musk Xai – está sendo usada para investigar dados do governo, incluindo informações confidenciais. Esse desenvolvimento atraiu críticas de especialistas que alertam que esse uso pode violar as leis de conflito de interesses e comprometer a segurança e a confidencialidade dos dados pertencentes a milhões de americanos.
Doge não pressionou nenhum funcionário a usar nenhuma utensílio ou produtos específicos. Doge está cá para encontrar e combater desperdício, fraude e desfeita.
– Porta -voz da Homeland Security, que nega que Doge havia pressionado a equipe do DHS para usar Grok, Reuters, maio de 2025
Fontes sugerem que o DOGE empregou uma versão personalizada da GROK para melhorar o processamento e o relatório de dados, incentivando algumas agências porquê o Departamento de Segurança Interna (DHS) a adotar a utensílio, apesar de não ter aprovação solene. Embora o DHS tenha refutado que a equipe do Doge pressionou a GROK, a expansão dessa tecnologia em sistemas federais marca uma mudança significativa na maneira porquê o governo lida com informações sensíveis. Os especialistas advertem que, se dados confidenciais foram inseridos em GROK, isso pode violar os regulamentos de privacidade e potencialmente fornecer aproximação privilegiado a dados valiosos do governo, sobresair as preocupações despachantes sobre a compreensão contínua.
Neste ponto, estou questionando pessoalmente se qualquer oferecido por aí – e quero manifestar alguma – não está à disposição de grandes agências e indivíduos governamentais. Isso não é um argumento para desistir da privacidade, é evidente. É só eu sendo cínico.
O XAI de Musk, ainda relativamente novo em confrontação com empresas de IA estabelecidas porquê o OpenAI, afirma claramente que os usuários da GROK podem ser monitorados para “fins comerciais específicos”. Essa postura, combinada com o extenso aproximação de Doge a bancos de dados do governo protegidos, alarmou os defensores da privacidade. Normalmente, o compartilhamento federalista de dados está sujeito a rigorosos controles de supervisão e regulamentação para proteger informações pessoais e segurança vernáculo. O uso de ferramentas de IA porquê a GROK para investigar esses dados pode prejudicar essas proteções, principalmente se os dados forem usados para treinar modelos de IA ou acessados por empresas privadas, os críticos em questão estão dizendo. Esta não é a primeira vez que alguém acusa a grande tecnologia de estar perigosamente perto do governo – e certamente não será a última vez, não no horizonte próximo. O ex-CEO do Google, Eric Schmidt, e o bromance do presidente Obama também foram amplamente criticados há alguns anos. Schmidt serviu no Juízo de Consultores de Obama em Ciência e Tecnologia. Embora não houvesse conflito permitido comprovado, alguns cães de vigilância e jornalistas questionaram se o papel consultivo do governo de Schmidt poderia levar a conflitos entre políticas públicas e os interesses corporativos do Google.