A IA tem sido a vocábulo da voga em quase todos os anúncios de tecnologia ultimamente – mas a Dell está levando a um nível totalmente novo com seu laptop mais recente.
Revelado no mundo da Dell Technologies, A estação de trabalho do novo Dell Pro Max Plus é all-in em hardware AI. Em vez de unicamente incumbir em uma GPU uma vez que a maioria das estações de trabalho, esta vem embalada com um coprocessador neural devotado construído por Qualcomm. Ele foi projetado para mourejar com grandes cargas de trabalho de IA-como executar enormes modelos de vários bilhões de parâmetros-diretamente no dispositivo.
Ao contrário da risca regular Dell Pro Max, que inclui as configurações de gráficos usuais certificadas por ISV e especificações da estação de trabalho, o Pro Max Plus descarta completamente a GPU. Em seu lugar? Uma unidade de processamento neural recatado (NPU), marcando-a uma vez que o primeiro laptop a enviar com hardware de IA de nível corporativo nesse formulário. Ele é executado na placa de interface AI 100 da Qualcomm, um componente geralmente reservado para servidores ou data centers em nuvem. O que isso significa no uso do mundo real? Você pode executar modelos de IA com até 109 bilhões de parâmetros – localmente – sem precisar se conectar à nuvem. Isso é sustentado por 32 núcleos de IA e 64 GB de memória LPDDR4X dedicada, dando aos desenvolvedores o poder de lume necessário para erigir e testar coisas uma vez que copilotes de IA, chatbots e ferramentas corporativas, todos os dispositivos, sem compartilhamento de dados, sem faturas de nuvem.


Dell Pro Max de 16 polegadas. | Crédito da imagem – Dell
Ainda não temos especificações completas e a Dell também não revelou o preço, mas oriente é unicamente o primeiro no que será uma risca completa do Pro Max Plus. Nem todos os modelos serão focados na IA, no entanto. A Dell deixou evidente: oriente em pessoal é talhado a engenheiros de IA e cientistas de dados, portanto sim – quando for lançado no final deste verão, provavelmente custará muito mais do que o usuário médio consideraria gastar.
Mas por que o AI no dispositivo é um grande negócio para as empresas?
Uma vez que mencionei supra, a Dell diz que o Pro Max Plus pode executar um padrão massivo de 109 bilhões de parâmetros diretamente do laptop-sem nuvem, sem servidores, sem premência de conexão externa. Esse é um grande salto para estações de trabalho móveis.
Para as empresas, esse tipo de processamento de IA no dispositivo é enorme. Significa dados confidenciais, teor gerado pela IA e até mesmo os prompts permanecem privados e protegidos. E no AI-primeiro do mundo de hoje, esse tipo de dados pode se tornar um dos IP mais valiosos de uma empresa.
Há também uma vantagem de dispêndio real cá. A realização de modelos de IA localmente significa que as empresas não precisam remunerar pelo espaço do servidor ou pelo tempo de computação em nuvem. Ou por outra, acelera o desenvolvimento – os engenheiros podem erigir e testar ferramentas de IA no sítio sem depender de infraestrutura remota.
Mas se você não é um desenvolvedor e não precisa desse tipo de poder de lume, também existem muitos laptops de IA para usuários comuns. O novo HP Omnibook 5 vem onusto com as ferramentas Microsoft Copilot+ O laptop de superfície de 13 polegadas atualizado-o mais ligeiro da programação a unicamente 2,7 libras-é outra opção sólida que também é construída com a IA em mente.