Algumas semanas detrás, todos os olhos estavam na Espanha e em Portugal: era inacreditável que, em 2025, dois grandes países europeus pudessem testar um apagão totalidade por 18 horas. A interrupção afetou milhões, interrompeu trens e voos, forçou as empresas a fechar e muito mais.
Agora, a Espanha está experimentando um Falha na rede telefônica generalizada e interrompeu as comunicações no início da terça -feira, desativando linhas de emergência em grande secção do país por várias horas.
A interrupção afetou todos os principais fornecedores de telecomunicações, incluindo Movistar, Orange, Vodafone, Digimobil e O2. De tratado com o Downdector do site de monitoramento, o blecaute começou por volta das 5 da manhã, deixando os clientes incapazes de fazer chamadas telefônicas, enviar ou receber mensagens de texto ou acessar dados móveis.
Relatórios de perda de serviço se espalharam rapidamente em todo o país, com usuários nas principais cidades porquê Madri, Barcelona, Málaga, Valencia, Sevilha, Murcia e Bilbao, descrevendo o totalidade de apagões e perda de sinal. Os problemas da Internet também foram generalizados, aumentando o impacto.


Milhões foram afetados. | Imagem por Phonearena
A Telefónica, uma das maiores empresas de telecomunicações da Espanha, afirmou que a interrupção resultou do trabalho de manutenção planejado. A empresa explicou que a atualização da rede afetou inesperadamente os serviços de notícia fixa, incluindo telefones fixos e conexões da Internet. Muitos usuários também se encontraram incapazes de atingir o número pátrio de emergência, 112.
Em resposta à interrupção do serviço, os departamentos de emergência de Valência, Aragón e o país biscainho foram às mídias sociais para compartilhar números de celular alternativos para contato de emergência. As autoridades da Catalunha e da Extremadura confirmaram que seus 112 serviços foram impactados, mas garantiram ao público que os sistemas de backup foram implementados. Na Andaluzia, as autoridades reconheceram uma questão pátrio com a rede de emergência, embora relatassem que o serviço estava retornando gradualmente.
No final da manhã, a Telefónica anunciou que o serviço completo havia sido restaurado. O ministro da Transformação Do dedo da Espanha, Óscar López, confirmou a solução e expressou gratidão pela resposta rápida da empresa. Ele afirmou que as autoridades estavam em contato com a Telefónica desde o início e observaram que o incidente havia sido resolvido completamente.
Com mais de 41 milhões de usuários, a Telefónica opera quase toda a infraestrutura líquida da Espanha. O DownTector também registrou um aumento acentuado nos relatórios de interrupção na terça -feira em outros provedores importantes porquê Movistar, O2 e Orange.