Agora que a conferência de E/O 2025 do Google terminou, vale a pena notar que o Big G apresenta vários novos recursos no Android Studio, com o objetivo de melhorar o processo de desenvolvimento de aplicativos Android.
A versão mais recente integra ferramentas de IA mais avançadasRelija de design e teste de interface e inclui recursos para ajudar os desenvolvedores a se prepararem para atualizações futuras para a plataforma Android. Essas atualizações destinam -se a reduzir o trabalho manual, melhorar a qualidade do aplicativo e apressar o desenvolvimento. Dedos cruzados!
Se você está lendo isso, há uma grande chance de você já estar familiarizado com o Android Studio, mas vamos explicar as coisas para quem está lendo isso por curiosidade. Android Studio é a plataforma que ajuda as pessoas a gerar aplicativos para Telefones e tablets Android. Pense nisso uma vez que um kit de ferramentas próprio ou workshop, onde os criadores de aplicativos escrevem o código que informa ao telefone (ou tablet, se quiser) o que fazer. O Android Studio também ajuda as pessoas a testar o aplicativo para prometer que ele funcione muito antes que as pessoas o baixem.

Agora, há uma grande soma: a integração mais profunda do Gemini 2.5 Pro, o mais recente padrão de IA do Google. Essa instrumento agora está disponível no Android Studio e auxilia durante todo o processo de desenvolvimento, oferecendo sugestões e automatizando determinadas tarefas. Um dos recursos experimentais, chamados “Journeyys”, permite que os desenvolvedores criem testes descrevendo as ações do usuário em linguagem simples. Gêmeos executa esses testes em dispositivos físicos ou virtuais Android e fornece resultados diretamente no envolvente de desenvolvimento.
O Android Studio também inclui melhorias no diagnóstico e fixação de falhas de aplicativos. O tela Insights de qualidade do aplicativo agora pode investigar o código relacionado a falhas e, em alguns casos, sugerir alterações de código para emendar o problema. Os desenvolvedores podem revisar e utilizar essas alterações dentro de algumas etapas.
Para o desenvolvimento da interface do usuário, as ferramentas de visualização de elaboração foram atualizadas. Os desenvolvedores agora podem velejar com os componentes com mais eficiência, redimensione as visualizações para ver uma vez que os layouts se ajustam a diferentes tamanhos de tela e testam as mudanças da interface do usuário mais rapidamente. O emulador Android XR agora é executado em uma janela incorporada por padrão, permitindo que os desenvolvedores criem e inspecionem recursos de verdade estendida sem deixar a interface principal.
Vários recursos experimentais e futuros também estão sendo testados. O Android Studio Cloud, atualmente em visualização, permite que os desenvolvedores acessem uma versão virtual do Android Studio através de um navegador da web, removendo a urgência de instalação sítio.
Outra instrumento, o agente de atualização da versão, analisará dependências em um projeto e sugere e aplicará maquinalmente as atualizações. Um novo “modo agente”, ainda em desenvolvimento, foi projetado para realizar tarefas mais complexas, editando vários arquivos e resolvendo problemas relacionados com base na ingresso do desenvolvedor.