A disputa reacendeu no início desta semana, quando o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, acusou a Apple de rejeitar o Fortnite da US App Store e retirá -la da loja européia. Em um post no X (anteriormente Twitter)Sweeney sugeriu que a Apple estava ignorando uma submissão recente de aplicativos, apesar dos planos da Epic de trazer o Fortnite de volta aos iPhones através de seu novo aplicativo Epic Games Store na UE.
No entanto, a Apple agora respondeu, dizendo à Bloomberg que a reivindicação de uma proibição mundial não é precisa. A empresa não forneceu muitos detalhes, mas sua enunciação desafia diretamente a sugestão de que havia bloqueado o jogo em todos os lugares.
Apple: Pedimos que a Epic Suécia reenvie a atualização do aplicativo sem incluir a loja dos EUA da App Store para não impactar o Fortnite em outras geografias. Não tomamos nenhuma ação para remover a versão ao vivo do Fortnite de mercados de distribuição alternativos no EC https://t.co/qczitrbuwz
– Mark Gurman (@markguman) 16 de maio de 2025
Esta não é a primeira vez que a confusão cercou o retorno de Fortnite. Em janeiro, a Epic anunciou que o Fortnite finalmente retornaria ao iOS, pelo menos na Europa. Essa mudança foi provável graças à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, que agora força a Apple a permitir lojas de aplicativos alternativos nos dispositivos iOS. A Epic planejava lançar sua própria loja e trazer Fortnite com ela.
Mas no início deste mês, o jogo desapareceu novamente. A Epic culpou a Apple, alegando que estava sendo impedida de lançar sua loja e o jogo nos EUA e na UE. A Apple não ofereceu uma explicação completa para suas ações nos EUA, nem a Epic esclareceu por que descreveu a questão porquê uma proibição global.
A partir de agora, o único progresso confirmado permanece na Europa. A Apple permitiu que a Epic restabelecesse sua conta de desenvolvedor lá, um passo importante para o lançamento da loja Epic Games e Relisting Fortnite. Se o mesmo acontecerá nos EUA ainda não está simples.
O impasse entre esses dois gigantes da tecnologia não mostra sinais de se refrescar e, para os fãs do Fortnite, a espera continua, mormente fora da UE.