A um preço mais cimo de US $ 600, o iPhone 16E substituiu o envelhecimento iPhone SE porquê padrão de nível fundamental da Apple. Ele vem com um design moderno, um poderoso chip A18, uma câmera mais capaz e suporte para Apple Intelligence.
Mas existem várias advertências sobre o 16E que o tornam uma decisão de compra questionável. Primeiro, os recursos de IA estão seriamente atrasados para os telefones de Samsung e Google, e isso provavelmente continuará no próximo ano. Segundo, embora a câmera seja capaz, ainda é somente uma câmera.
No entanto, há outro problema que é sem incerteza o pior de todos, pois pode realmente arruinar sua experiência de usuário.
O iPhone 16EA tela é chocantemente escura. Em um mercado em que quase todo concorrente de médio alcance está pressionando para melhores exibições, a Apple usou um tela que fica drasticamente detrás da curva em uma das categorias de usabilidade mais importantes.
Os dados não mentem
Nos testes de laboratório que fizemos durante o nosso Revisão do iPhone 16E, sua tela OLED atingiu somente 791 nits de pico de fulgor a 20% APL (nível médio de imagem). Por contexto, isso não está somente aquém da média – é de longe a tela mais escura que testamos em qualquer telefone a esse preço em 2025.comPare isso para sua competição:
- Pixel 9A: 2.561 nits
- OnePlus 13r: 2.384 nits
- Galaxy S24 Fe: 1.756 NITS
Esses telefones variam de US $ 499 a US $ 649, mas todos eles deixam o iPhone 16E no pó.
O problema se torna ainda mais dolorosamente óbvio no momento em que você passa ao ar livre. Sob luz solar direta, o iPhone 16E é difícil de ler. Você tem que sombrear a tela com a mão somente para ver o que está nela. Enquadrando tiros, ler mensagens ou velejar com mapas se torna uma experiência frustrante em um tanto mais claro que a luz do dia nublado.
O resto do iPhone 16EAs métricas de exibição também não fazem muito para resgatá -lo – a precisão e o contraste da cor são médios, mas definitivamente não são notáveis.
Portanto, por que a tela é tão ruim?
Curiosamente, o iPhone 16E Também vem com uma tela Super Retina XDR, que é a marca premium da Apple para os monitores OLED usados na programação. Mas, claramente, nem todos os painéis de “Super Retina XDR” são criados iguais.
A provável razão para o fulgor decepcionante está no fornecedor. A Apple escolheu a tecnologia BOE, o maior fornecedor de tela OLED da China, porquê fornecedor principal de telas OLED LTPs flexíveis para o iPhone 16E. A Boe conseguiu prometer essa grande vitória de design sobre a Samsung Display e a LG Display-e, embora esse seja um grande marco de negócios para o BoE, é verosímil que vejamos as consequências no desempenho do mundo real.
O tela da BOE (preço médio de venda) está posicionado de forma agressiva e, embora isso possa beneficiar as margens da Apple, isso não beneficia necessariamente o usuário. Ainda não sabemos se a tela Dim é devida a limitações do tela, decisões de ajuste ou ambas – mas é difícil ignorar o traje de que essa tela de super retina XDR se comporta mais porquê um tela de orçamento do que o que a marca da Apple indica.
Não 120Hz também
Outra preterição gritante é a taxa de atualização. Enquanto a concorrência – mesmo do orçamento Telefones Android – mudou para painéis de 120Hz, o iPhone 16E Garanta com uma tela de 60Hz.
O Pixel 9a, OnePlus 13r, e O Galaxy S24 FE oferece telas OLED de 120Hz com cores vibrantes e resoluções mais altas. Eles são mais fáceis para os olhos, mais suaves de rolar e mais receptivos em jogos e aplicativos. Os 16e simplesmente não conseguem seguir.
Obviamente, a falta de uma taxa de atualização de 120Hz é uma preterição muito mais ridícula no iPhone 16 e 16 Plus, mas isso está além do ponto cá.
Portanto, para quem é o iPhone 16E?
Eu posso ignorar a falta de câmeras secundárias e um siri mais inteligente, porque o iPhone 16E é poderoso, receptivo, e a única câmera que ela tem é muito boa.
No entanto, mesmo os usuários casuais merecem uma exibição que atenda aos padrões modernos. Principalmente a esse preço. Por exemplo, posso recomendar facilmente ao meu pai – quem não precisa muito de um telefone – um aparelho com uma única câmera, mas eu não recomendaria um que vem com pouco fulgor de exibição.
A Apple optou claramente para forrar custos cá, mas o problema é que optou por sacrificar uma secção que afeta sua experiência a cada segundo em que você usa o telefone.
O iPhone 16E Poderia ter sido o iPhone de orçamento sem compromisso-um verdadeiro substituto para o SE que não parece um passo grave. Mas no mercado atual, temos US $ 500 Telefones Android Envio com exibições que rivalizam com os carruagem -chefe do ano pretérito; portanto, a decisão da Apple de enviar uma tela que maximiza menos de 800 nits com uma taxa de atualização de 60Hz parece injusta e mal calculada.
Eu sou um rosto que gosta da vida ao ar livre. Caminhei muito e tive telefones com pouco fulgor de exibição durante uma trilha – não é risonho. Sempre que eu quiser usar a câmera ou verificar a navegação, é uma guerra para desvendar as coisas, o que é principalmente um problema, considerando o quão complicados os aplicativos de navegação de trilhas podem ser.
Portanto, se você está considerando o iPhone 16Epergunte a si mesmo: com que frequência você usa seu telefone lá fora? Se a resposta for “muito”, não é para você e você provavelmente deve considerar uma das alternativas. Isso, ou opte por um padrão de iPhone mais velho e reformado/reformado.