

Notificação sensível na tela de bloqueio do Android 15 QPR2 Beta 1 (esquerda) vs Android 16 dp1 (direita). | Crédito da imagem – Domínio Android
Desde logo, o Google confirmou esse comportamento, esclarecendo que a redação só acionará o que labareda de “cenários de maior risco”. Isso inclui momentos em que o telefone não está conectado ao Wi-Fi ou não foi desbloqueado recentemente-situações que podem indicar que o dispositivo está em mãos desconhecidas.
Embora o Android já permita que os usuários gerenciem a privacidade da notificação da tela de bloqueio manualmente por meio de configurações, esse novo comportamento no nível do sistema adiciona uma categoria automática que age independentemente dessas opções. Em suma, mesmo que você tenha escolhido mostrar tudo na tela de bloqueio, Android 16 ainda pode ocultar certas mensagens quando detectar um risco potencial de segurança. Essa mudança se baseia em uma abordagem semelhante introduzida em O Android 15, onde o Google começou a bloquear aplicativos de terceiros de notificações de leitura que incluem OTPs, mesmo que esses aplicativos tivessem chegada à notificação. Ambos os recursos dependem da lucidez do sistema Android para investigar mensagens e detectar a presença de teor sensível antes de deliberar uma vez que ele deve ser tratado.
Ainda é cedo no Android 16 O ciclo de desenvolvimento e os recursos nas visualizações de desenvolvedores às vezes podem ser modificados ou removidos antes da versão final. Mas agora que o Google reconheceu oficialmente essa mudança, há uma possante chance de que ela permaneça para a versão fixo esperada ainda leste ano.
Se isso intercorrer, os usuários do Android podem finalmente obter um estabilidade inteligente entre conveniência e privacidade – mormente quando se trata de manter seus códigos de login protegidos contra os olhos indiscretos.