Samsung e Apple estão abandonando a Qualcomm e, por um bom motivo

Mnv Celular


A Qualcomm desfrutou de uma posição importante na indústria de smartphones: com os principais players, todos confiam nela para componentes de smartphones. Mas dois dos maiores fabricantes de telefones do mundo – Samsung e Apple – estão se movendo para se distanciar da Qualcomm. E honestamente? Eu não os culpo. Levará muito tempo até que ambas as empresas possam produzir alternativas que sejam pelo menos equivalentes às ofertas da Qualcomm. Mas mesmo se contentar com substituições menos que perfeitas parece ser uma estratégia de negócios viável que ambas as empresas estão interessadas em perseguir.

Samsung e alternativas de desenvolvimento da Apple

Miniatura de vídeo

O O iPhone 16E estreou com o modem celular C1 interno da Apple. | Crédito de vídeo – Apple

A Samsung tem um relacionamento difícil com a Qualcomm há muito tempo. Os telefones da empresa muitas vezes tiveram que responsabilizar nos processadores Snapdragon deste último. Tem sido um ponto dolorido para muitos fãs da Samsung que a empresa continua vendendo telefones equipados com seus próprios chips Exynos na maioria dos mercados. Isso ocorre porque os processadores do Snapdragon superaram historicamente seus colegas exynos a cada ano. Com o A formação do Samsung Galaxy S23 que a empresa teve que liberar todos os telefones com processadores Snapdragon em todo o mundo. Os consumidores fora dos poucos mercados selecionados que sempre recebiam as variantes do Snapdragon perguntavam à Samsung por que elas não podiam ter isso todos os anos. Samsung voltou à partilha regional com o Galaxy S24, mas depois teve que usar exclusivamente o Snapdragon mais uma vez para o Galaxy S25 Series.

Agora foi revelado que é quase reservado que a Samsung dividirá novamente seus próximos telefones no Snapdragon e Exynos para diferentes regiões. A empresa está trabalhando duro desenvolvendo um 2 nm Exynos 2600 chipset para nutrir o Risco do Galaxy S26. Mas questões contínuas de rendimento significam que a Samsung provavelmente usará unicamente Exynos para o europeu (e alguns outros) Mercados.

Isso também mostra que a Samsung ainda está determinada a se movimentar inteiramente para Exynos – uma decisão que eu sou em prol – e que o Snapdragon continua sendo um espaço reservado. Aliás, leste ano a Apple também tirou uma página do livro da Samsung e estreou seu modem celular interno, o chip C1, no iPhone 16E. Esse modem está em curso há anos e, depois de muitas tentativas fracassadas, a Apple finalmente conseguiu produzir uma escolha competente aos chips Qualcomm que sempre usou.

Os relatórios indicam que a Apple planeja iniciar a usar seus modems internos em seus principais modelos de iPhone muito em breve. De indumentária, o próximo padrão obrigatório iPhone 17 e o novo Diz-se que o iPhone 17 está equipado com os chips modem internos da Apple. A empresa expandirá o uso de seus chips modernos e em breve todos os dispositivos da Apple os usarão.

Mas por que a Samsung e a Apple querem se distanciar tanto da Qualcomm?

Qualcomm é muito custoso

Compreensivelmente, embalar seus telefones com componentes de uma secção externa é mais custoso do que fazer suas próprias peças. A Samsung perdeu US $ 400 milhões quando teve que enviar todos os Galaxy S25 Padrão com um processador Snapdragon. Da mesma forma, a maior queixa da Apple com a Qualcomm tem sido o dispêndio das taxas de licenciamento.

A Qualcomm faz excelentes fichas, sem incerteza. O modem C1 não é tão bom quanto sua escolha Qualcomm (Embora vá chegar lá) e Exynos tem uma reputação negativa por razão de suas deficiências. Mas os smartphones evoluíram para um ponto em que essas diferenças de desempenho não importam para o usuário médio. Uma pessoa não entusiasta que recebe um novo Samsung ou Apple Phone quase nunca será capaz de manifestar a diferença e certamente também não se importará.

O porvir da Qualcomm é incerto

Não estou dizendo que a Qualcomm vai entrar em colapso: é grande demais para falhar tão rapidamente. Mas as ações da Qualcomm, de combinação com o exegeta que denunciaram a perda da Samsung, é muito imprevisível daqui para frente. A empresa está perdendo os fluxos de receita para a esquerda, direita e meio.

A Qualcomm também revelou recentemente quanto compartilhamento estará perdendo neste ano para o iPhone 17 série. A partir daquelas figuras, também podemos dar um presciência em que iPhone 17 modelos irão Use o próprio modem da Apple: os modelos de base e ar mencionados supra. A Samsung e a Apple estão determinadas a trinchar a empresa e, embora isso não aconteça durante a noite, começou a intercorrer.

Se eu tivesse que prognosticar que apostaria que a posição dominante da Qualcomm na indústria de smartphones está chegando ao termo rapidamente. Se a Apple, o maior cliente da Qualcomm, está deixando -o, logo não há muito mais. E, embora isso pinte uma imagem muito dissemelhante para o porvir da indústria de smartphones do que a que estou acostumada, isso também me deixa empolgado.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *