Um dos maiores problemas? Descobrindo a quantidade de patrimônio que a Microsoft obtém nos negócios reestruturados da OpenAI. Aparentemente, ambas as empresas também estão trabalhando para atualizar seu contrato original a partir de 2019 – aquele que definiu os termos para o chegada da Microsoft aos modelos, produtos da OpenAI e porquê a receita é compartilhada.
Fontes dizem que a Microsoft está oportunidade a desistir de segmento de seu patrimônio em troca do chegada contínuo à novidade tecnologia do Openai além do contrato atual de 2030. Isso poderia ajudar a limpar o caminho para a novidade estrutura corporativa da Openai e é um grande negócio para o porvir da empresa. Ele está perseguindo lucidez universal sintético (AGI), tecnologia que poderia superar os seres humanos. O OpenAI recentemente recuou mudanças controversas que teriam retirado o controle de seu recomendação sem fins lucrativos. No entanto, ainda está pressionando para tornar seu braço de negócios uma corporação de benefícios públicos (PBC). Essa estrutura equilibra lucrar com impacto social. Outros porquê Antrópico e Xai também seguiram esse caminho.
Uma manancial próxima ao OpenAI disse que transmutar para um PBC é fundamental se a empresa quiser ir a público. Mas não é uma navegação suave. Vários especialistas dizem que há qualquer atrito entre o OpenAi e a Microsoft ultimamente, quando seus objetivos começam a divergir.
A Microsoft ainda alimenta o OpenAI com enormes recursos de computação e usa seus modelos em produtos porquê a Copilot, mas o OpenAI também está construindo suas próprias coisas – incluindo um grande projeto de computação chamado “Stargate”, com provável ajuda do SoftBank e Oracle. E alguns em Redmond não amam a vibração.
O atrito ocorre em segmento devido ao estilo. Openai diz à Microsoft ‘nos dá quantia e calcular e permanecer fora do caminho: fique feliz por estar no passeio conosco.’ Portanto, naturalmente, isso leva a tensões. Para ser sincero, essa é uma atitude de parceiro ruim, mostra arrogância.
– funcionário sênior da Microsoft anônimo, maio de 2025
Ainda assim, ainda não é guerra – ainda. Uma pessoa próxima ao Openai acrescentou que a Microsoft ainda quer que isso funcione.
O Openai começou em 2015 porquê uma organização sem fins lucrativos fundada por Altman, Elon Musk e outros. Em 2019, ele girou um braço com fins lucrativos que permite que os investidores compartilhem lucros-mas somente até uma quantia limitada. Naquela era, os investidores eram instruídos a pensar em seu financiamento mais porquê uma doação. Mas acordos recentes foram muito mais focados nos negócios.
Em outubro, O Openai levantou US $ 6,6 bilhões da Microsoft, Softbank, Capital Thrive e outros. Portanto, em março, ele recebeu outros US $ 40 bilhões em uma rodada liderada pelo Softbank. Essas ofertas incluíram termos específicos sobre a quantidade de capital que os investidores recebem se o OpenAI concluir sua conversão do PBC. Se isso não sobrevir, os investidores poderiam recuar seu quantia – embora os especialistas digam que ainda estão confiantes de que todos ficarão por cá, mesmo que o processo demore mais.
Mesmo com a Microsoft a bordo, o OpenAI ainda tem outros aros para pular. Por exemplo, o OpenAI precisará convencer os reguladores na Califórnia e Delaware de que as mudanças permanecem em sua missão pública original. A procuradora-geral de Delaware disse que está revisando a novidade proposta para prometer que a organização sem fins lucrativos ainda possua controle real.
Outrossim, Elon Musk, que deixou o Openai anos detrás, está processando para bloquear a restruturação, porque as mudanças podem mudar o poder e o quantia do desenvolvimento da AGI para longe do público e para as mãos dos apoiadores do Openai.
Se esse projecto falhar, poderá motivar um grande golpe no porvir do OpenAI – limitando sua capacidade de receptar quantia, ir público e competir com gigantes porquê Google.