Crédito da imagem – Ai gerado
Unicamente quando parecia A Apple tinha seu Mãos cheias de vários desafios, a empresa agora está enfrentando outra guerra legítimo. Um grupo de desenvolvedores de aplicativos entrou com uma ação coletiva, dizendo que a Apple não está seguindo uma ordem judicial sobre porquê os pagamentos são tratados em aplicativos. O processo, apresentado em 2 de maio de 2025as alegações da Apple impediram impedir que os desenvolvedores mostrassem às opções de pagamento dos usuários fora de sua própria loja de aplicativos e usando táticos assustadores para penalizar aqueles que o fazem. Dizem que isso é para que a Apple possa continuar coletando suas taxas de percentagem.
Do que é a luta
A principal questão neste novo caso legítimo é a regra de longa data da Apple de fazer um namoro, geralmente 30%, de coisas compradas dentro de aplicativos e de assinaturas. A Apple reduziu isso para 15% em 2020 para desenvolvedores que ganham menos de US $ 1 milhão por ano. No entanto, muitos desenvolvedores ainda desejam usar outros métodos de pagamento para evitar essas taxas ou dar descontos a seus clientes. O escritório de advocacia Hagens Berman iniciou o processo de ação coletiva, com uma empresa chamada Pure Sweat Basketball, Inc. porquê o principal demandante. Eles argumentam que as ações da Apple prejudicaram os desenvolvedores. Hagens Berman afirmou que, possivelmente, mais de 100.000 desenvolvedores tiveram que remunerar comissões da Apple que a Apple não deveria ter recebido porque não poderia levar os usuários a suas próprias páginas de pagamento.


A Epic Games está atualmente vencendo em sua guerra contra as taxas da App Store da Apple. | Crédito da imagem – jogos épicos
Uma luta familiar para lojas de aplicativos
Nascente processo é a secção mais recente de uma luta em curso, envolvendo o mais famoso dos jogos épicos supra mencionados (o operário do Fortnite) contra as regras da App App Store da Apple. A Epic Games também teve problemas semelhantes com a Play Store do Google, provando que essas lutas mostram um debate maior no mundo da tecnologia sobre quanto controle grandes empresas têm sobre suas lojas de aplicativos. Os desenvolvedores querem mais liberdade e uma secção mais justa do moeda, enquanto empresas porquê a Apple dizem que suas lojas oferecem segurança, uma boa experiência do usuário e ajudam os desenvolvedores a serem notados. As regras também estão mudando em outras partes do mundo. Por exemplo, a Lei de Mercados Digitais (DMA) da Europa está fazendo com que empresas porquê a Apple mudem suas regras da App Store, porquê permitir outros lojas de aplicativos e sistemas de pagamento. Embora esse processo nos EUA seja dissemelhante, mostra que os desenvolvedores também estão pressionando por mais rombo cá. No entanto, a Apple sempre defendeu seu padrão de loja de aplicativos, dizendo que é seguro e valioso para usuários e desenvolvedores.
Uma vez que a Apple lida com esses problemas, tanto nos EUA quanto em outros países, provavelmente mudará a maneira porquê os aplicativos móveis são vendidos e porquê os desenvolvedores ganham moeda. Também faz pensar em quanto controle essas grandes plataformas devem ter em relação aos desenvolvedores da liberdade que desejam reger seus negócios.