A China se aproxima da criação de ferramentas cruciais que permitirão criar batatas fritas de ponta

Mnv Celular



Os legisladores dos EUA estão se aproximando de um cenário de pesadelo que Comece com a China se tornando auto-suficiente na produção avançada de semicondutores. A única coisa que manteve a China e A Huawei, dos processadores de emprego de fabricação, competitivos para os chips feitos pelo TSMC e a Samsung Foundry, é a proibição atual do envio de máquinas de litografia ultravioleta extrema para fundadas chinesas porquê SMIC, a terceira maior do mundo posteriormente a TSMC e a Samsung Foundry.

A máquina de litografia EUV é a mais responsável por levar a produção de chips do nó de processo de 10 nm para o nó de 2nm que as principais fundições estão usando para fabricar seus chips mais avançados nascente ano. Quanto menor o nó, menor o conjunto de recursos de um chip, incluindo transistores. Isso significa que, à medida que os nós do processo diminuem, mais transistores podem caber dentro de um chip, tornando o componente mais poderoso e com eficiência energética.

As máquinas de litografia EUV são importantes a esse reverência, porque permitem que os padrões de rodeio sejam impressos em bolachas de silício com linhas mais finas que o cabelo humano. Esses padrões precisam ser extremamente finos para que um processador de emprego (AP) possa ser construído com precisão para projetar e acomodar bilhões de transistores. Existe exclusivamente uma empresa no mundo que fabrica a máquina de litografia EUV e é a empresa holandesa ASML, que foi proibida de enviar essas máquinas para a China pelos EUA e pela Holanda, onde a empresa é protegida.

Devemos ressaltar que as empresas chinesas, incluindo a SMIC, ainda conseguiram comprar máquinas de litografia mais antigas de DUV (profundo ultravioleta), que podem suportar a fabricação de chips de 7 nm, que está praticamente onde a SMIC e a Huawei estão presas por enquanto. No entanto, sempre existem rumores sobre uma tecnologia inovadora que permitiria à China erigir uma máquina de litografia EUV.

O último boato envolve uma equipe da Ateneu Chinesa de Sciences, Shanghai Institute of Optics e Fine Mechanics. Essa equipe é liderada por Lin Nan, que trabalhou na ASML porquê dirigente da tecnologia de nascente de luz. Procurando erigir sua própria máquina de litografia EUV, o grupo com o qual Lin trabalhou foi capaz de produzir uma plataforma de nascente de luz EUV que seja competitiva com o comprimento de vaga de 13,5 nanômetro usado com máquinas de litografia EUV em todo o mundo.

Esse progressão significaria que as fundições chinesas porquê a SMIC poderiam em breve imprimir padrões de circuitos nas bolachas de silício com mais detalhes sem precisar usar o padrão múltiplo. O último é uma maneira de algumas fundições contornarem sua incapacidade de obter uma máquina de litografia EUV. Envolve quebrar o design de um rodeio em padrões mais simples que são impressos em várias etapas. O problema com essa técnica é alinhar as múltiplas sobreposições para que elas correspondam perfeitamente quando transferidas para a bolacha. Não há tolerância nem mesmo para o menor desalinhamento.

Se a China realmente desenvolveu sua própria tecnologia EUV, ela não precisaria mais se preocupar com as sanções dos EUA impedindo que ela obtenha chips de ponta. A Huawei e outros fabricantes de telefones chineses provaram que são inovadores e, no caso da Huawei, zero se não for resiliente. Se a Huawei conseguir produzir um telefone manteúdo por um AP de 2nm A Apple irá no próximo ano, seria um grande progressão para o país e confirmará que a política dos EUA restringir a Huawei foi um fracasso.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *