A advogada Virginia Giuffre, que acusou o bilionário Jeffrey Epstein e o príncipe Andrew de insulto sexual, morreu na quinta-feira (24) na Austrália. Segundo enviado divulgado pela família nesta sexta (25), ela cometeu suicídio.
“Virginia foi uma brava guerreira na luta contra o insulto e tráfico sexual. Ela era uma luz que ajudou muitos sobreviventes”, diz enviado divulgado pelos familiares. “No final, o preço do insulto foi tão pesado que se tornou insuportável para Virginia carregá-lo.”
Giuffre tinha 41 anos e foi uma das principais denunciantes no caso Epstein, a quem acusou de tê-la utilizado porquê escrava sexual.
Ela entrou com um processo judicial contra Andrew em um tribunal de Novidade York em 2021. A mulher o acusa de ter cometido abuso sexual em três ocasiões, quando ela tinha 17 anos. Os episódios teriam tido a ajuda de Epstein, com quem Andrew manteve relação próxima por anos.
Epstein se suicidou em uma prisão nos Estados Unidos em 2019 quando aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual e conspiração criminosa para traficar menores para explorá-los. Sua companheira de longa data, Ghislaine Maxwell, foi posteriormente condenada pela Justiça dos EUA em cinco acusações, por recrutar jovens e ajudar o investidor a exorbitar dela. Os abusos contra Giuffre teriam ocorrido em propriedades de Epstein e de Maxwell.
Andrew chegou a remunerar milhões a Giuffre para fechar uma ação judicial que ela moveu contra ele. O príncipe afirma que nunca a conheceu e nega as acusações. Apesar disso, uma foto que circulou amplamente na prelo mostra os dois juntos ao lado de Maxwell.
O príncipe Andrew foi destituído da maioria de seus títulos reais devido à sua associação com Epstein.
No início deste mês, Giuffre publicou uma retrato em que aparecia machucada, e a família disse que ela se envolveu em um acidente de trânsito grave. Na ocasião, ela disse que tinha insuficiência renal e poucos dias de vida.
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO?
Rede de Atenção Psicossocial
Mapa mostra as unidades da rede habilitada pelo Ministério da Saúde até set.2020
Planta Saúde Mental
Site mapeia diversos tipos de atendimento: www.mapasaudemental.com.br
CVV (Meio de Valorização da Vida)
Voluntários atendem ligações gratuitas 24 horas por dia no número 188: www.cvv.org.br