O Vaticano publicou na manhã desta quinta-feira (10) uma foto do papa Francisco ao receber, na véspera, em audiência privada, o rei Charles 3º e a rainha Camila, do Reino Unido, que visitam a Itália.
O pontífice teve uma reunião não anunciada na tarde de quarta-feira (9) com Charles e Camila, informaram o Vaticano e o Palácio de Buckingham.
O encontro havia sido inicialmente cancelado devido à quesito de saúde do papa de 88 anos, que se recupera de uma dupla pneumonia.
“O papa Francisco recebeu em privado suas majestades o rei Charles e a rainha Camila ao meio-dia” de quarta-feira, informou o Vaticano em um enviado.
“Durante oriente encontro, o papa expressou seus melhores votos a suas majestades por ocasião de seu natalício de tálamo, e desejou uma pronta recuperação” a Charles 3º, que sofre de cancro.
O Palácio de Buckingham afirmou que Charles e Camilla “ficaram encantados com o fato de o papa estar bem o suficiente para recebê-los —e por terem tido a oportunidade de compartilhar seus melhores votos pessoalmente”.
Charles, de 76 anos, faz tratamento contra um cancro há mais de um ano e foi hospitalizado no dia 27 de março devido a efeitos colaterais dos medicamentos. Ele repousou alguns dias antes de retomar seus compromissos em 1º de abril.
Por sua vez, o papa passou mais de cinco semanas no hospital Gemelli de Roma por justificação da dupla pneumonia.
Convalescente desde seu retorno ao Vaticano em 23 de março, continua debilitado pela doença e reduziu drasticamente suas atividades.
Porquê rei britânico, Charles lidera a Igreja da Inglaterra, que se separou da Igreja Católica em 1534. Francisco e o rei se encontraram duas vezes anteriormente, em 2017 e 2019, antes de o rei ser coroado. A falecida rainha Elizabeth 2ª visitou Francisco no Vaticano em 2014.