Na terça -feira, o juiz distrital dos EUA Beryl Howell permitiu efetivamente a transferência do edifício da sede do Instituto de Paz dos Estados Unidos para a Administração de Serviços Gerais.
De fato, o edifício – e toda a propriedade dentro dele – já foi transferida no sábado, de acordo com a decisão de Howell. “O acordo não é mais apenas” proposto “, mas feito”, escreveu Howell, “tornando os demandantes solicitados pelo alívio quanto a essa propriedade”.
George Foote, de longa data fora do consultor geral do USIP, diz que descobriu que o raciocínio é desconcertante. “É como deixar um ladrão invadir sua casa, roubar sua TV e dizer que o tribunal diz bem, não há TV para julgar, para que eu não possa fazer nada a respeito”, afirma ele.
O edifício, com um valor estimado de US $ 500 milhões, tornou-se o mais recente ponto focal em um impasse de uma semana entre o ex-conselho do Instituto e a equipe e os membros do chamado Departamento de Eficiência do Governo de Elon Musk. Em 14 de março, o governo Trump demitiu os 10 membros do conselho de votação do USIP. Quando os funcionários da USIP impediram os funcionários da DOGE de entrar em sua sede em Washington, DC, a equipe do Doge retornou alguns dias depois com uma chave física que haviam recebido de um ex -empreiteiro de segurança.
A aquisição era física e institucional. O ex -funcionário do Departamento de Estado Kenneth Jackson foi instalado como presidente do USIP, substituído em 25 de março pelo funcionário da Doge Nate Cavanaugh, que já havia sido designado para a Administração Geral de Serviços. Na noite de sexta -feira passada, a maioria dos funcionários da USIP recebeu avisos de rescisão, fechando efetivamente a agência.
A luta pelo prédio veio à tona na segunda -feira através de documentos judiciais em uma ação movida por ex -funcionários da USIP contra Cavanaugh, Doge, Donald Trump e outros membros do governo. Eles revelam não apenas que Cavanaugh se mudou recentemente para transferir o prédio para a GSA, mas que ele planejava fazê -lo sem nenhum custo para o governo.
Em uma carta incluída no documento do tribunal, Cavanaugh diz ao administrador interino da GSA Stephen Ehikian que a transferência “é do melhor interesse do USIP, do governo federal e dos Estados Unidos”. Em uma carta separada, datada de 29 de março, o diretor de gestão e orçamento Russell Vought aprovou o pedido de Ehikian de “definir o valor do reembolso sem nenhum custo” para a instalação.
Um processo judicial anteriormente não relatado de segunda -feira fala com a justificativa do governo Trump por tentar adquirir o prédio.
“A transferência dos Institutos dos EUA (sic) da instalação da sede da paz (USIP) … é uma prioridade do governo Trump-Vance”, escreveu Michael Peters, da GSA, que passou quase uma década administrando uma empresa de gestão de prática odontológica antes de ser nomeado Comissário do Serviço de edifícios públicos em janeiro, em um formulário de solicitação de transferência. “A transferência permitirá que a GSA atenda a outros requisitos do espaço governamental nas instalações da sede da USIP de maneira econômica. No entanto, a GSA não teve tempo adequado para orçar o custo de adquirir a sede da USIP para a instalação de um valor de mercado justo.