O professor de segurança cibernética desaparece misteriosamente quando o FBI invade suas casas

Internacional


Um importante cientista da computação que passou 20 anos publicando trabalhos acadêmicos sobre criptografia, privacidade e segurança cibernética ficou incomunicada, teve seu perfil de professor, conta de email e número de telefone removidos por seu empregador, a Universidade de Indiana, e teve suas casas invadidas pelo FBI. Ninguém sabe o porquê.

Xiaofeng Wang tem uma longa lista de títulos de prestígio. Ele era o reitor associado de pesquisa na Universidade de Indiana Escola Luddy de Informática, Computação e Engenhariaum membro do Instituto de Engenheiros de Elétrica e Eletrônica e da Associação Americana para o Avanço da Ciência e um professor titular da Universidade de Indiana em Bloomington. Segundo seu empregador, ele atuou como investigador principal em projetos de pesquisa, totalizando quase US $ 23 milhões em seus 21 anos lá.

Ele também co-autor de artigos acadêmicos em uma gama diversificada de campos de pesquisa, incluindo criptografia, segurança de sistemas e privacidade de dados, incluindo a proteção de dados genômicos humanos. Eu pessoalmente falei com ele em três ocasiões para artigos aquiAssim, aquie aqui.

“Nada disso é de forma alguma normal”

Nas últimas semanas, a conta de email de Wang, o número de telefone e página de perfil Na Escola Luddy, foi silenciosamente apagada por seu empregador. Na mesma época, a Universidade de Indiana também removeu um perfil para sua esposa, Nianli Maque foi listado como analista de sistemas líderes e programador na Divisão de Tecnologias de Bibliotecas da Universidade.

Conforme relatado pelo Bloomingtonian e mais tarde o Herald-times Em Bloomington, uma pequena frota de carros não marcados dirigidos por agentes do governo descendiam na casa de Wang e MA da Bloomington na sexta -feira. Eles passaram a maior parte do dia entrando e saindo de casa e, ocasionalmente, transferiam caixas de seus veículos. Estação de TV WTHr, enquanto isso, relatado que uma segunda casa de propriedade de Wang e MA e localizada em Carmel, Indiana, também foi revistada. A emissora disse que um residente e um advogado do morador estavam em cena durante pelo menos parte da busca.

As tentativas de localizar Wang e MA até agora foram malsucedidas. Um porta -voz da Universidade de Indiana não respondeu perguntas por e -mail perguntando se o casal ainda estava empregado pela universidade e por que suas páginas de perfil, endereços de e -mail e números de telefone foram removidos. O porta -voz forneceu as informações de contato para uma porta -voz no escritório de campo do FBI em Indianapolis. Em um email, a porta -voz escreveu: “O FBI conduziu a atividade de aplicação da lei autorizada no Tribunal em Homes em Bloomington e Carmel na sexta -feira. Não temos mais comentários no momento”.

Pesquisas de doces federais não apresentaram documentos relacionados a Wang, MA ou a quaisquer pesquisas de suas residências. A porta -voz do FBI não respondeu perguntas em busca de qual tribunal distrital dos EUA emitiu o mandado e quando e se Wang ou MA estão sendo detidos pelas autoridades. Os representantes do Departamento de Justiça não retornaram um e -mail buscando as mesmas informações. Um e -mail enviado a um endereço de e -mail pessoal pertencente a Wang ficou sem resposta no momento em que este post foi lançado. Seu status de residente (por exemplo, cidadãos americanos ou portadores de green card) é atualmente desconhecido.

Pesquisadores foram às mídias sociais no fim de semana para registrar sua preocupação com a série de eventos.

“Nada disso é de forma alguma normal”, Matthew Green, professor especializado em criptografia na Universidade Johns Hopkins, escreveu em Mastodon. Ele continuou: “Alguém está em contato? Ouvi dizer que ele está desaparecido há duas semanas e seus alunos não podem alcançá -lo. Como isso não é notado por duas semanas ???”



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *