A webcam é 1080p, o que é sólido, embora estejamos vendo muitos laptops premium se moverem para sensores de 5 megapixels ou mesmo de 12 MP, como o novo MacBook Air da Apple (M4). Eu encontrei um problema sério – brigando durante chamadas de vídeo. A câmera funcionava bem, mas toda vez que eu iniciava uma videochamada, pisava para preto a cada poucos segundos. A Lenovo parecia convencida de que esse era um bug corrigível, mas não é isso que você deseja ver em uma máquina cara.
Rápido e duradouro o suficiente?
O ThinkPad X9 14 está disponível em duas opções de processador, o Intel Core Ultra 5 226V e o Core Ultra 7 258V. Minha unidade era a opção mais rápida, embora nenhum dos dois sejam. Eles fazem parte da série Lunar Lake da Intel, que inclina o equilíbrio em direção à eficiência e à duração da bateria, em vez de à força bruta. Isso é esperado nesta classe de laptop (embora valha a pena notar a rapidez com que o MacBook Air é em comparação).
Fotografia: Luke Larsen
Eu não estava tão impressionado com as pontuações Cinebench e Geekbench, mas, desde que você esteja comprando a categoria apropriada para suas necessidades, você não ficará desapontado com o ThinkPad X9 14. Para casos de trabalho e negócios gerais, o ThinkPad X9 14 se adequará muito bem.
A duração da bateria não é tão forte quanto eu esperava, durando apenas 12 horas e 15 minutos no meu teste local de reprodução de vídeo, consideravelmente atrás de muitos de seus colegas – ou pelo menos laptops com este chip. Isso é melhor que os laptops do Windows nas gerações anteriores da Intel. Dependendo da sua carga de trabalho, ela ainda pode levá -lo a maior parte de um dia de trabalho longe da parede.
Uma nova era
O ThinkPad X9 14 parece um experimento. No site oficial da Lenovo, ele comercializa o dispositivo em direção a pequenos empresários, o que faz sentido em teoria, mas a Lenovo também possui a linha de thinkbook, que é uma marca totalmente separada dedicada a essa demografia. Eles tendem a ser mais acessíveis, enquanto o ThinkPad X9 14 carrega os recursos e o design premium.
A tela OLED, o chassi mais fino e o trackpad de feedback hápticos são os destaques, e a remoção do trackpoint ajuda a modernizar ainda mais esse laptop no meu livro. Apenas o ThinkPad Diehards ainda jurou pela navegação única, algo que os executivos da Lenovo estão bem cientes. O ThinkPad X9 14 é um bom próximo passo na evolução da marca além de suas raízes, mas a competição é rígida, oferecendo uma melhor vida e desempenho da bateria a preços mais baixos. Laptops como o Microsoft Surface Laptop 7th Edition, MacBook Air ou Asus ZenBook 14 OLED oferecem alguns ou todos esses benefícios.
Se a marca ThinkPad ainda mantiver uma marca de pedigree para você, o ThinkPad X9 14 certamente a traz para uma nova era, desde que você esteja disposto a dizer adeus ao amado Trackpoint.