Fifa exclui León, adversário do Flamengo, do Mundial – 21/03/2025 – Esporte

Esporte


O clube mexicano León, sorteado para o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes deste ano nos Estados Unidos, foi excluído da competição pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) por ter infringido o regulamento sobre multipropriedade, anunciou a entidade máxima do futebol em enviado publicado nesta sexta-feira (21).

Depois de perfurar um processo contra León e Pachuca, dois clubes mexicanos pertencentes ao mesmo proprietário (Grupo Pachuca), “o Comitê de Recurso da Fifa (…) decidiu não comportar o Club León na competição e anunciar seu substituto no tempo oportuno”, diz a nota.

“Tanto o CF Pachuca uma vez que o Club León não cumprem os critérios sobre a propriedade de vários clubes que consta no regulamento do Mundial”, acrescentou a Fifa.

O item 10.1 do regulamento do torneio estipula que nenhum participante poderá “possuir valores ou ações de nenhum outro clube na competição, ou ter vínculo mercantil com eles”.

O Alajuelense, da Costa Rica, que pode herdar a vaga, havia denunciado a participação dos dois clubes mexicanos no Mundial, cuja primeira edição neste novo formato com 32 equipes será disputada de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.

O León estava no Grupo D, que tem o Flamengo uma vez que cabeça de chave, além do Chelsea da Inglaterra e do Espérance da Tunísia.

Clubes se dizem independentes

Na manhã desta sexta-feira, no México, tanto o Pachuca uma vez que o León publicaram na rede social X suas respectivas reações à notificação que receberam da Fifa comunicando que um dos dois seria excluído do Mundial de Clubes.

Nenhum dos dois clubes reconheceu que a solução já havia sido aplicada ao León. De traje, ambos esperam a regra do secretário-geral da Fifa “nos próximos dias”.

Diante do proclamação de que uma das duas equipes seria excluída, o Pachuca foi o primeiro a reagir, ao exprimir um enviado enfatizando que “os motivos desta decisão não foram comunicados”.

Sete minutos depois, o León declarou que apresentou nos últimos meses “todas as provas e documentos que confirmam que o clube está operando de forma independente em todos os aspectos financeiros, administrativos e esportivos”.

O León antecipou que, caso seja excluído do Mundial, “com os mesmos direitos que nos garantiram uma vaga em campo, iremos às últimas consequências nos mais altos tribunais desportivos”.

Em janeiro, o León contratou o planeta colombiano James Rodríguez uma vez que reforço para o torneio.

O Grupo Pachuca é, desde a sua instauração em 1995, proprietário do clube Pachuca. Em 2011, o consórcio adquiriu o León.

O empresário mexicano Jesús Martínez Patiño é presidente do Grupo Pachuca, seu irmão Armando Martínez Patiño é presidente do Pachuca e seu fruto Jesús Martínez Murguía é presidente do León.

O León se classificou para o Mundial de Clubes ao vencer a Despensa dos Campeões da Concacaf de 2023; o Pachuca venceu o mesmo torneio em 2024.

No final do ano pretérito, Jesús Martínez Patiño anunciou publicamente sua intenção de vender 51% das ações do León antes de 2027.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *