Israel ameaça anexar Gaza se o Hamas não libertar reféns – 21/03/2025 – Mundo

Mundo


O ministro israelense da Defesa, Israel Katz, ameaçou apender segmento da Faixa de Gaza caso o grupo terrorista Hamas não liberte os reféns ainda sob seu poder.

“Ordenei ao Tropa que se apodere de mais território em Gaza”, disse Katz, nesta sexta-feira (21). “Quanto mais o Hamas se recusar a libertar os reféns, mais território perderá, que será anexado por Israel“, afirmou o ministro, ameaçando com uma “ocupação permanente” de algumas áreas dentro da Tira de Gaza.

Katz disse que Tel Aviv está intensificando os ataques por ar, terreno e mar em Gaza para pressionar o Hamas a libertar os sequestrados restantes, e também retirar civis para o sul do território.

Posteriormente quase dois meses de relativa calma, os habitantes de Gaza voltaram a fugir para sobreviver depois que Israel efetivamente abandonou o cessar-fogo nesta semana, quando lançou novidade campanha de bombardeios aéreos e terrestres contra o Hamas.

O primeiro dia dos ataques aéreos retomados na terça (18) matou mais de 400 palestinos, um dos dias mais mortais da guerra de 17 meses, com pouca trégua desde logo.

Na quinta-feira (20), o governo de Netanyahu aprovou a demissão de Ronen Bar, o superintendente do Shin Bet, serviço interno de perceptibilidade de Israel. A decisão, considerada controversa, deverá motivar mais protestos no país.

Trata-se da primeira vez na história de Israel que um governo demite o diretor do Shin Bet, segundo o jornal The Times of Israel.

Em Jerusalém, milhares de manifestantes protestaram contra o premiê na quinta pelo segundo dia continuado. Bibi, uma vez que o primeiro-ministro é sabido, é indiciado de adotar uma guinada antidemocrática e de continuar a guerra contra o Hamas sem levar em consideração o risco para os reféns. Na véspera, sintoma semelhante foi a maior dos últimos meses.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *