Tesla recebeu uma permissão para operar um serviço de táxi na Califórnia – mas há um problema

Internacional


A Tesla recebeu uma permissão para operar um serviço de táxi na Califórnia, um porta -voz da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, disse um regulador do estado. Ele marca o primeiro passo em direção à visão do Tesla e CEO Elon Musk de operar um serviço de táxi sem motorista no estado.

Um dia, disse Musk, os proprietários da Tesla devem ser capazes de alugar seus carros como uma espécie de Ubers autônomos enquanto não os usam. Ele disse que os atuais proprietários devem ser capazes de operar seus modelos 3 e Y autonomamente no estado ainda este ano – um plano que enfrenta obstáculos tecnológicos e regulatórios.

Mas, apesar da permissão, o futuro do táxi sem motorista da Tesla ainda parece muito distante na Califórnia, que tem o clima perfeito para carros autônomos, mas alguns dos mais rigorosos requisitos regulamentares dos EUA para testá-los e operá-los. A licença não permite que a Tesla transporta passageiros em carros sem motorista; O porta -voz da CPUC, Terrie Prosper, diz que a montadora elétrica não solicitou seus programas de veículos autônomos. A Tesla não receberia essa permissão de qualquer maneira, porque primeiro precisa receber permissão de outro regulador estadual, o Departamento de Serviços Motores, para oferecer passeios sem motorista. (O DMV confirmou a Wired que a Tesla não solicitou as licenças necessárias.)

A nova licença permite que a Tesla opere um serviço de táxi composto por veículos com motoristas, que serão funcionários da Tesla, de acordo com a CPUC. Inicialmente, diz o regulador, a Tesla usará a permissão para levar apenas os funcionários da Tesla em viagens pré -distribuídas, embora planeje eventualmente dar passeios aos membros do público.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a licença ou seus futuros planos sem motorista na Califórnia.

Quatro empresas, incluindo a Amazon’s Zoox, manter licenças permitindo que eles operem algum tipo de piloto de serviço sem motorista no estado, embora duas dessas empresas só possam oferecer passeios com um motorista ao volante. Somente Waymo opera táxis sem motorista na Califórnia. A empresa irmã do Google, que adotou uma abordagem mais longa e mais cautelosa ao serviço autônomo, passou mais de uma década passando de testar as versões iniciais de sua tecnologia sem motorista em vias públicas para administrar um serviço Robotaxi pago em Phoenix, Arizona. Hoje, a Waymo opera serviço em quatro cidades: Phoenix, São Francisco, Los Angeles e Austin.

Tesla explorou o lançamento de um serviço de táxi sem motorista em pelo menos Palo Alto, Palo Alto online relatou pela primeira vez no ano passado. Os e -mails obtidos posteriormente pela Wired mostram que, no final de outubro do ano passado, o chefe da Tesla Autopilot, Ashok Elluswamy, estava negociando com o Conselho da Cidade e os funcionários sobre como realizar esse serviço. A Tesla esperava ser lançada assumindo a mesma licença usada por outra empresa, via, que prestava serviços de transporte na Califórnia. Eventualmente, de acordo com os e -mails, a montadora concluiu que precisava solicitar sua própria licença.

Um porta -voz da cidade de Palo Alto não respondeu imediatamente a perguntas sobre como a nova licença pode afetar os planos de Robotaxi na área.

Musk disse no início deste ano que a Tesla planeja lançar um serviço de táxi sem motorista em Austin, Texas, em junho próximo. (Ao contrário da Califórnia, Texas, não possui regras estritas em torno de operações de veículos autônomos.) No outono passado, a montadora mostrou um protótipo de seu “Cybercab”, um robotaxi criado por dois lugares, que disse que começaria a produzir em 2026.

Aconteça o que acontecer no Texas este ano, Musk e sua empresa já perderam alguns prazos. Em 2019, ele disse que a montadora teria 1 milhão de robotaxia na estrada no ano seguinte.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *