A Conmebol (a Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu na noite desta segunda-feira (17) os grupos da primeira tempo da Despensa Libertadores.
Os times paulistas, São Paulo e Palmeiras, ambos tricampeões do torneio, caíram em grupos em que precisam de atenção, mas que podem ser superados sem sustos.
O São Paulo está no Grupo D e irá enfrentar Libertad (PAR), reencontra Talleres (ARG), que enfrentou no ano pretérito, e pegará Alianza Lima (PER).
O Palmeiras está no Grupo G, com Bolivar (PAR) e Cerro Porteño (PAR), que enfrentou em 2024, e o Sporting Cristal (PER).
Ao todo, o Brasil tem sete times nesta primeira tempo da competição, que será disputada entre os dias 2 de abril e 28 de maio
O Botafogo é o atual vencedor do torneio e caiu em uma chave teoricamente fácil, o Grupo A, com Estudiantes (ARG), Universidad de Chile (CHI) e Carabobo (VEN).
Na primeira tempo da competição, os quatro clubes do grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados passam para a tempo seguinte.
Quem permanecer em terceiro disputa uma espécie de repescagem com os vice-líderes da Despensa Sul-Americana e, os que passarem no mata-mata seguem nesta competição.
Pouco antes do sorteio, Alejandro Rodrigues, presidente da Conmebol, discursou em português para falar de racismo, que ele afirmou estar enraizado na sociedade.
Ele disse que vai se reunir com autoridades de governo de países sul-americanos para buscar soluções para o problema e que a confederação aplica punições.
Recentemente, Rodrigues foi criticado pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, por justificação de racismo enfrentado pelo atacante Luighi em um jogo no Paraguai pela Libertadores sub-20, cometido por um torcedor do Cerro Porteño, que que será novamente inimigo do clube paulista, conforme o sorteio desta segunda-feira.
A dirigente palmeirense, inclusive, não foi ao evento que definiu a Libetadores porquê protesto.
O presidente da Conmebol admitiu que as punições não estão sendo suficientes —o Cerro Porteño foi multado em R$ 50 milénio (muro de R$ 284 milénio). O Palmeiras queria a eliminação do time do tornei. “O futebol porquê organização está lutando com as ferramentas que tem ao seu alcance”, afirmou Rodrigues.
“Quero anunciar que vou convocar autoridades de governo com objetivo de ter uma atuação conjunta que permita responder de forma simultânea a qualquer sentença de descriminalização e violência”, disse.
Grupo A
Botafogo (BRA)
Estudiantes (ARG)
Universidad de Chile (CHI)
Carabobo (VEN)
Grupo B
River Plate (ARG)
Independiente del Valle (EQU)
Universitario (PER)
Barcelona (EQU)
Grupo C
Flamengo (BRA)
LDU (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Mediano Córdoba (ARG)
Grupo D
São Paulo (BRA)
Libertad (PAR)
Talleres (ARG)
Alianza Lima (PER)
Grupo E
Racing (ARG)
Pescoço-Pescoço (CHI)
Fortaleza (BRA)
Atlético Bucaramanga (COL)
Grupo F
Vernáculo (URU)
Internacional (BRA)
Atlético Vernáculo (COL)
Bahia (BRA)
Grupo G
Palmeiras (BRA)
Bolívar (BOL)
Sporting Cristal (PER)
Cerro Porteño (PAR)
Grupo H
Peñarol (URU)
Olimpia (PAR)
Vélez (ARG)
San Antonio (BOL)