João Fonseca vence o Challenger de Phoenix – 16/03/2025 – Esporte

Esporte


João Fonseca venceu o Challenger de Phoenix, disputado na tarde deste domingo (16), nos Estados Unidos. Ele bateu o cazaquistanês Alexander Bublik, que é, hoje, 82º no ranking da ATP. Bublik havia vencido o português Nuno Borges na semi.

Fonseca levou o primeiro set, 7 a 6, sentenciado no tie-break (7-5). Foi uma disputa acirrada ponto a ponto entre os jogadores. A fórmula se repetiu no segundo set, marcado por bons saques do cazaquistanês. Fonseca chegou ao match point três vezes, mas foi quebrado por Bublik, que fez o jogo se impelir por mais um game e levou o set ao tie-break.

O desempate foi submetido por Fonseca, que marcou 7 pontos a 0.

Com a vitória, Fonseca consagra seu quarto troféu da curso e terceiro Challenger –ele conquistou os outros Lexington e Camberra, além de um ATP em Buenos Aires, em fevereiro. Lá, se tornou o brasílico mais jovem a ocupar um título da associação.

Fonseca havia avançado à final do campeonato em Phoenix depois de lucrar do nipónico Kei Nishikori, de 35 anos, ex-top 4 do ranking da ATP. O carioca marcou 2 sets a 0 numa partida que durou pouco mais de uma hora.

Depois de vencer o primeiro ATP na Argentina, o carioca É uma recuperação para o jovem de 18 anos, que vinha de classificações prematuras em Indian Wells e no Rio Open, quando caiu ainda na estreia.

No campeonato californiano, ele perdeu para Jack Draper, que bateu o espanhol Carlos Alcaraz na semifinal e levou o troféu em seguida vencer o dinamarquês Holger Rune na final.

No Rio Open, perdeu para o gálico Alexander Muller, que também chegou à final e perdeu para o argentino Sebastián Baez.

Fonseca entrou na quadra em Phoenix, oficialmente, porquê 80º do mundo. Só de chegar à final, o brasílico já havia guardado sua melhor posição na classificação, que deve ser atualizada na segunda-feira (17). Agora, com a pontuação da vitória, ele deve chegar ao 60º lugar.

Depois da vitória em Buenos Aires, ele chegou ao 68º lugar na lista da ATP com 18 anos e seis meses. O feito o igualou a nomes porquê Jannik Sinner, atual número um do mundo, e Marat Safin, que foi o primeiro disposto nos anos 2000.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *