Ao menos 51 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um incêndio na noite deste sábado (15) em uma boate na Macedônia do Norte, informou o Ministério do Interno.
“De conciliação com os dados que temos até agora, 51 pessoas perderam a vida e mais de 100 ficaram feridas e foram levadas para hospitais em Stip, Kocani e Skopje”, disse o ministro Pance Toskovski, que esteve no sítio da tragédia.
O incêndio começou em uma discoteca lotada na cidade de Kocani, sobre 100 quilômetros da capital, Skopje, onde tocava um famoso grupo de hip hop e onde estavam “murado de 1.500 pessoas”, informou a dependência sítio MIA citando o Ministério do Interno.
Segundo o site de notícias SDK, o incêndio começou por volta das 3h locais.
Segundo a dependência, o queimação devastou a discoteca “Pulse”, na cidade de murado de 30 milénio habitantes, durante o concerto do DNK, um grupo de hip-hop muito popular no país.
O público do concerto, que começou à meia-noite, era constituído principalmente por jovens, segundo a mesma nascente.
O incêndio provavelmente foi causado pelo uso de artefatos pirotécnicos, conforme indicaram alguns relatos da mídia sítio.
Em vídeos publicados nas redes sociais e filmados antes do incêndio, foi verosímil ver algumas luzes que pareciam ser de fogos de artifício internos usados durante a apresentação.
Outros vídeos publicados por meios de informação locais mostram a ingressão do prédio escurecida pelas chamas.
Os feridos foram levados para hospitais das cidades vizinhas. Vinte e sete pessoas foram internadas na clínica cirúrgica “Naum Ohridski” em Skopje, disse ao SDK um médico do estabelecimento, Nebojsa Nastov.
O primeiro-ministro, Hristijan Mickoski, o ministro do Interno, Pance Toskovsky, assim uma vez que o diretor do Meio de Gestão de Crises e o diretor do Escritório de Segurança Pública se deslocaram para o sítio.
Em setembro de 2021, outro grande incêndio impactou o país, quando 14 pessoas morreram em uma unidade para pacientes com Covid-19 em Tetovo (noroeste).