EUA: Sobe para 34 o número de mortes devido a tempestades – 16/03/2025 – Mundo

Mundo


Autoridades dos Estados Unidos atualizaram neste domingo (16) para 34 o número de mortes em estados do sul e da região meão devido a tornados e tempestades que ocorrem desde a madrugada de sábado.

Um dos estados mais atingidos foi Missouri, que contabilizou 12 mortes em cinco condados, segundo informações da polícia lugar.

Robbie Myers, diretor de gerenciamento de emergências do condado de Butler, no Missouri, disse a repórteres que mais de 500 casas, uma igreja e um supermercado na região foram devastados. O governador Mike Kehoe decretou estado de emergência na sexta-feira (14).

A polícia estadual relatou queda de árvores, rompimento de cabos elétricos e danos a edifícios. Registros nas redes sociais mostram casas destruídas, árvores arrancadas e até um caminhão que tombou devido à força dos ventos.

O governador do Mississippi, Tate Reeves, escreveu na plataforma X que seis mortes foram relatadas no estado –uma no condado de Covington, duas no condado de Jeff Davis e três no condado de Walthall.

De contrato com avaliações preliminares, 29 pessoas ficaram feridas em todo o estado, e 21 condados sofreram danos causados pela tempestade, disse Reeves.

No Arkansas, foram registradas ao menos três mortes, informou o departamento de gerenciamento de emergências do estado, acrescentando que outras 32 pessoas ficaram feridas. A governadora Sarah Sanders disse ter conversado com o presidente Donald Trump, que se comprometeu a ajudar o estado.

Vinte e seis tornados foram relatados na noite de sexta-feira e no início de sábado, enquanto um sistema de baixa pressão provocava fortes tempestades em partes do Arkansas, Illinois, Mississippi e Missouri, disse David Roth, meteorologista do Meio de Previsão do Tempo do Serviço Pátrio de Meteorologia.

Os eventos deste termo de semana são mais um revérbero nos Estados Unidos da crise climática. Em janeiro, incêndios que atingiram a Califórnia queimaram uma superfície quase do tamanho de Washington, mataram 28 pessoas e danificaram ou destruíram quase 16 milénio estruturas.

Apesar da sequência de eventos, o presidente Trump deve cortar secção da equipe da principal escritório dos EUA para ciência climática e meteorologia.

As novas demissões se somariam aos tapume de 1.300 funcionários da Governo Pátrio Oceânica e Atmosférica que já se demitiram ou foram dispensados nas últimas semanas. Somadas, as medidas reduziriam em 20% a equipe da escritório, que tem um orçamento de US$ 6,8 bilhões (tapume de R$ 39 bilhões).

O cenário alarma cientistas, meteorologistas e outros membros da escritório, que inclui o Serviço Pátrio de Meteorologia. Algumas atividades, porquê o lançamento de balões meteorológicos, já foram suspensas devido à escassez de pessoal.

O esforço faz secção das “reduções de força” que o presidente Donald Trump exigiu porquê secção de um decreto no mês pretérito, enquanto ele e o bilionário Elon Musk fazem cortes rápidos e em grande graduação na burocracia federalista.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *