Bortoleto bate em sua estreia na F1, no GP da Austrália – 16/03/2025 – Esporte

Esporte


A F1 teve uma buraco de temporada caótica na madrugada deste domingo (16), com o GP da Austrália. A chuva esteve presente ao longo de toda a disputa, com diferentes intensidades, mas suficiente para deixar a prova ainda mais desafiadora para os seis novatos da categoria, entre eles Gabriel Bortoleto, 20.

Responsável por colocar o Brasil de volta no grid oito anos depois Felipe Massa deixar a categoria, quando teve início o hiato do país, o brasiliano da Sauber rodou na 47ª volta de um totalidade de 57, acabou batendo no muro e não conseguiu completar a primeira das 24 etapas do ano, vencida por Lando Norris, da McLaren.

Mesmo sem seriedade, a batida frustrou o que vinha sendo um bom termo de semana para o brasiliano, que havia largado em 15°, primeiro de seu companheiro de equipe, o experiente Nico Hulkenberg, 37.

“Prefiro sovar do que permanecer dando voltas porquê um passageiro e terminar em último. Prefiro levar o carruagem ao limite e dar o meu melhor”, disse ele depois a estreia”, disse o brasiliano.

“Infelizmente, a corrida não acabou porquê esperávamos, o que é uma pena, as coisas estavam indo muito muito para mim até aquele momento”, acrescentou.

O acidente de Bortoleto ocorreu num momento em que a chuva começou a tombar com mais intensidade em um dos trechos do rotação, provando inclusive mudanças nas primeiras posições. A McLaren, que teve o domínio desde a largada, acabou vendo Oscar Piastri perder o controle do carruagem e trespassar da pista, deixando evadir a chance de subir no pódio diante de sua torcida.

Seu companheiro de equipe, Lando Norris, quase seguiu o mesmo caminho, mas conseguiu controlar seu carruagem e vencer a disputa. Max Verstappen, da Red Bull, herdou a segunda posição, e George Russell, com a Mercedes, fechou o pódio, em terceiro.

“Foi muito permitido, uma corrida difícil, ainda mais com o Max detrás de mim. Estava acelerando muito mais nas duas últimas voltas, estava muito estressado. Foi difícil, a gente teve alguns erros, muito difícil a exigência hoje, mas a gente conseguiu finalizar em primeiro”, disse Norris.

Entre os estreantes, o companheiro de Russell, Kimi Antonelli, 18, foi quem mais se destacou, fechando a disputa na quinta posição. Oliver Bearman, 19, da Haas, foi o outro estreante que levou seu carruagem até o termo, mas cruzou a traço de chegada em último.

Além de Bortoleto, Isack Hadjar, 20, Jack Doohan, 22, e Liam Lawson, 23, também tiveram acidentes e não completaram a corrida.

Hadjar foi quem saiu mais triste, já que bateu ainda na volta de apresentação. No caminho até os boxes, Antony Hamilton, pai do sete vezes vencedor mundial Lewis, de quem o jovem é fã, ainda tentou consolar o garoto, mas não adiantou muito.

Em sua primeira corrida pela Ferrari, Hamilton também não teve muitos motivos para comemorar, já que ficou somente em décimo.

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (23), com o GP da China, o segundo do ano. A próxima corrida, no Volta Internacional de Xangai, começa às 4h (de Brasília).

Veja a classificação do GP da Austrália:

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Max Verstappen (Red Bull)
  3. George Russell (Mercedes)
  4. Alexander Albon (Williams)
  5. Kimi Antonelli (Mercedes)
  6. Lance Stroll (Aston Martin)
  7. Nico Hulkenberg (Sauber)
  8. Charles Leclerc (Ferrari)
  9. Oscar Piastri (McLaren)
  10. Lewis Hamilton (Ferrari)
  11. Pierre Gasly (Alpine)
  12. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
  13. Esteban Ocon (Haas)
  14. Oliver Bearman (Haas)
  15. Liam Lawson (Red Bull) – não completou
  16. Gabriel Bortoleto (Sauber) – não completou
  17. Fernando Alonso (Aston Martin) – não completou
  18. Carlos Sainz (Williams) – não completou
  19. Jack Doohan (Alpine) – não completou
  20. Isack Hadjar (Racing Bulls) – não completou



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *