Corinthians é eliminado na pré-Libertadores pelo Barcelona – 12/03/2025 – Esporte

Esporte


O Corinthians amargou nesta quarta-feira (12) a terceira eliminação de sua história na pré-Libertadores. A vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, em Itaquera, não foi suficiente para a premência da equipe do Parque São Jorge, que havia perdido o jogo de ida por 3 a 0, no Equador.

Para ao menos provocar a disputa por pênaltis, o time do Parque São Jorge precisava vencer pela mesma diferença.

Ainda que tenha jogado melhor do que se apresentou no primeiro confronto —seria até difícil fazer um pouco pior—, faltou tranquilidade para transmutar em gols as várias chances que criou. Conseguiu isso somente duas vez, com Félix Torres, de cabeça, no final do primeiro tempo, e com Carillo, na segmento final da segunda lanço.

Na lanço final, o Corinthians ainda jogou pouco mais de 25 minutos com um a mais depois que o volante brasílio Leonai recebeu um segundo cartão amarelo e foi expulso, mas nem assim os donos da lar conseguiram aproveitar a vantagem numérica.

A cada minuto que passava, a impaciência dos jogadores impedia que a equipe de finalizar as jogadas apesar de permanecer rodando a espaço adversária.

“Libertadores é assim, quando você consegue uma vantagem uma vez que a deles do Equador, seria muito difícil, mas a gente tentou o gol, tivemos muitas chances, conseguimos uma vitória por 2 a 0 que não é fácil, mas não alcançamos e estamos fora”, lamentou Romero.

Era uma tarefa difícil.

Unicamente cinco equipes conseguiram virar um placar tão desfavorável na Libertadores. A última foi em 2017, quando o River Plate perdeu por 3 a 0 do Jorge Wilstermann, da Bolívia, em Cochabamba, e fez 8 a 0 em Buenos Aires, pelas quartas de final.

Antes de desabar diante do Barcelona, o clube do Parque São Jorge teve outras duas eliminações nas fases preliminares da Libertadores.

A primeira e mais traumática foi em 2011, quando a equipe, com Ronaldo e Roberto Carlos e sob o comando de Tite, caiu para o Tolima, da Colômbia, depois empate em 0 a 0 no Pacaembu e vitória por 2 a 0 dos donos da lar em Ibagué.

Na volta para São Paulo, os jogadores foram recebidos com protestos dos torcedores. Com o fracasso no projeto de retornar à competição e a pressão da torcida, Ronaldo e Roberto Carlos deixaram o clube —o atacante se aposentou, enquanto o lateral-esquerdo foi para o Anzhi, da Rússia.

Foi a primeira vez que um time brasílio caiu na pré-Libertadores, que teve início em 2005. Em 2017, com o aumento do número de participantes, foi instituído o padrão com três fases, com os brasileiros entrando na segunda.

O Corinthians conseguiria a classificação em 2015, quando bateu o Once Caldas, também da Colômbia. Em 2020, voltaria a ser eliminado na segunda tempo da prévio, dessa vez pelo Guaraní, do Paraguai, em jogo marcado por expulsão precoce do meia Pedrinho.

Na edição deste ano, o clube do Parque São Jorge encontrou dificuldades logo em sua estreia. Predilecto contra o Universidad Medial, da Venezuela, o Corinthians ficou somente no empate em Caracas, por 1 a 1, e conseguiu uma vitória suada por 3 a 2 em São Paulo.

A dificuldade diante do modesto time venezuelano acendeu o sinal de alerta para a sequência da equipe na competição e acabou se confirmando diante do Barcelona do Equador.

Agora, restará ao Corinthians disputar a Despensa Sul-Americana no restante da temporada.

Participações do Corinthians na Libertadores desde 2011

  • 2011 — eliminado na segunda tempo da pré-Libertadores pelo Tolima
  • 2012 — vencedor, batendo o Boca Juniors na decisão
  • 2013 — eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors
  • 2015 — eliminado nas oitavas de final pelo Guaraní
  • 2016 — eliminado nas oitavas de final pelo Pátrio
  • 2018 — eliminado nas oitavas de final pelo Pescoço-Pescoço
  • 2020 — eliminado na segunda tempo da pré-Libertadores pelo Guaraní
  • 2022 — eliminado nas quartas de final pelo Flamengo
  • 2023 — eliminado na tempo de grupos
  • 2025 —eliminado na segunda tempo da pré-Libertadores pelo Barcelona



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *