O M4 também dá ao MacBook Air seu impulso de IA com a Apple Intelligence. Os 38 topos do processamento local de IA através do motor neural de 16 núcleos mais rápidos tornam o MacBook Air M4 mais próximo dos 48 tops nos chips Lunar Lake da Intel e 45 tops dos chips X Snapdragon X da Qualcomm.
Isso é difícil de julgar, porque a inteligência da Apple ainda está inacabada, mas existem alguns novos aplicativos de terceiros que a Apple está mostrando que usam a Apple Intelligence imediatamente em aplicativos de terceiros, como o aplicativo de anotações, Bear. Agora você pode fazer coisas como formatar automaticamente o texto em tabelas ou resumir um relatório. Ele também vem com o Image Playground, a versão atualizada do Siri com integração ChatGPT e muito mais. Por outro lado, você nunca necessário O processamento local rápido da IA para obter a inteligência da Apple, pois as tarefas de IA em dispositivos mais antigas são executadas no sistema de computação de nuvem privada da Apple.
O aumento do desempenho bruto que você verá no M4 MacBook Air sobre o M3 do ano passado é 22 % de GPU mais rápido, 31 % multi-núcleo e 18 % de núcleo único, conforme medido no Cinebench R24. Esse é um avanço muito sólido para uma geração, principalmente no desempenho único, onde a Apple Silicon continua a dominar a competição. Em termos de gráficos, isso também é o dobro do desempenho do M2. Se você está editando ou fazendo modelagem em 3D, isso é o suficiente para sentir A diferença se você vem de um M1 ou M2 MacBook Air.
Como em todos os ares do MacBook, é uma máquina completamente sem fãs. Isso parece incrível em determinados pontos, especialmente quando você está em aplicações pesadas como um jogo. Eu chicotei Portão de Baldur 3E, embora esteja longe de ser o desempenho ideal, o sistema totalmente silencioso significa que você nem precisará de fones de ouvido para jogar. Mas em 1200p, configurações médias e upscaling, não era muito difícil encontrar um equilíbrio de desempenho e qualidade da imagem que pareciam agradáveis. Conseguir esse desempenho sem fãs é algo que não pode ser feito em nenhum outro laptop agora.
A desvantagem de ficar sem fãs, é claro, é que você não está ficando tão fora do M4 quanto em um sistema com resfriamento ativo, a saber, o MacBook Pro de 14 polegadas. O sistema do ar precisa acelerar as frequências para evitar um colapso e, mesmo assim, registrei temperaturas da CPU até 102 graus Celsius. Felizmente, as temperaturas da superfície nunca foram insuportáveis no meu tempo, mesmo enquanto corria sob carga total.
Fotografia: Luke Larsen