Aracaju
A Disney descobriu que uma mulher teria se pretérito por jornalista da ESPN e conseguiu ir, por dois anos, em grandes eventos esportivos, mormente de futebol feminino. Trata-se de Luana Santos, influenciadora de futebol feminino.
Segundo apurou a poste, a empresa multinacional tem a intenção de processá-la. Desde 2022, Luana conseguiu credenciamento e pedestal de patrocinadores para ir em torneios porquê a final do Campeonato Brasileiro feminino do ano pretérito.
Para conseguir engajamento e saber seus objetivos, Luana se dizia repórter e setorista do Red Bull Bragantino na ESPN. Para dar verdade ao seu relado com clientes, Luana criou um crachá falso de trabalho no meio esportivo.
Várias destas fotos eram postadas em sua conta na rede social. O relato foi revelado nesta semana, posteriormente denúncia feita à Disney, que recebeu um link de uma entrevista de Luana a um podcast.
Na entrevista ao Papo Reto Sports, Luana dizia também ter participação no planejamento de marketing do Corinthians feminino. “Eu ajudo a levar o melhor teor para quem acompanha o futebol feminino do nosso Timão, além do trabalho na ESPN”, diz.
A poste apurou, porém, que ela é estranha aos quadros de funcionários. Em resposta solene, o Corinthians confirma que Luana não trabalhou no clube.
A dupla jornada também não seria permitida. Por acordo, a Disney não aceita que funcionários da ESPN tenham empregos em clubes de futebol, por configurar conflito de interesse.
Em seguida a invenção e notificação da Disney, Luana Santos passou a extinguir suas postagens das redes sociais. Sua conta no Instagram, que tinha quase 20 milénio seguidores, também foi deletada.
A CBF notou que havia um pouco estranho e avisou à Disney o que tinha sucedido. Foi a confederação que denunciou a situação para a empresa americana. Procurada, a CBF não se manifestou oficialmente.
A fiscalização da ingresso de jornalistas em torneios de futebol é de responsabilidade das associações de prelo estadual. Em São Paulo, a Aceesp é quem faz a filtragem. Procurada por telefone na manhã desta quarta (12), o órgão não atendeu aos contatos.
A poste apurou que Luana será processada pela Disney na esfera social, além de ser denunciada por falsidade ideológica na secção criminal. Procurada oficialmente, a Disney não comentou o objecto até a última atualização da reportagem.
Luana Santos foi contatada para falar das acusações por WhatsApp e telefone desde terça (11). Uma relação foi atendida, mas desligada rapidamente. Outros contatos não foram respondidos.