Irã: Líder diz que não negociará com os EUA sob ameaça – 11/03/2025 – Mundo

Mundo


O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que não negociaria com os Estados Unidos enquanto estiver sendo ameaçado. Disse ainda a Donald Trump que “faça o que muito entender”, segundo a mídia estatal iraniana nesta terça-feira (11).

“É intolerável para nós que eles [os EUA] deem ordens e façam ameaças. Eu nem sequer vou negociar com você. Faça o que muito entender”, disse o iraniano.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse no sábado (8) que Teerã não seria constrangido a negociar, um dia depois de Trump declarar que enviou uma carta instando o Irã a se envolver em negociações sobre um novo negócio nuclear.

“Escrevi uma missiva para eles, dizendo que espero que negociem porque, se tivermos que fazer isso militarmente, será uma coisa terrível para eles”, disse o americano à Fox Business. “Não podemos permitir que eles tenham uma arma nuclear.”

A missão do Irã nas Nações Unidas, em Novidade York, afirmou que o país não recebeu nenhuma missiva de Trump.

Embora tenha se mostrado ingénuo a um negócio com Teerã, Trump reimprimiu a campanha de “máxima pressão” que aplicou durante seu primeiro procuração para isolar o Irã da economia global e reduzir as exportações de petróleo iranianas a quase zero.

Há um mês, Khamenei já havia dito que experiências anteriores provaram que negociações com os EUA não são “inteligentes, sábias ou honrosas”. Segundo ele, “você não deve negociar com um governo desses, é imprudente, não é inteligente, não é honroso negociar”.

O Irã tem recusado há muito tempo que deseja desenvolver uma arma nuclear. No entanto, está “acelerando dramaticamente” o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, próximo ao nível de aproximadamente 90% necessário para armas nucleares, alertou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Segundo Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, o Irã está cruzando as linhas vermelhas estabelecidas por seus adversários rumo à fabricação de uma bomba atômica. Grossi é responsável por mediar as negociações que visam evitar que o regime dos aiatolás adquira armas nucleares e afirmou, em entrevista à Folha no ano passado, que “não é porque você não olha para o problema que ele desaparece”. “A questão segue, e o Irã tem enriquecido urânio em níveis altos”.

O Irã acelerou seu trabalho nuclear desde 2019, um ano depois o logo presidente Trump desabitar o pacto nuclear de 2015 de Teerã com seis potências mundiais e reimpor sanções que prejudicaram gravemente a economia do país.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *