Nokia colocou uma rede celular 4G na lua, mas não conseguiu fazer uma ligação

Internacional


Essa ponta 4G teve uma vida útil mais curta que o planejado, mas mesmo que a missão tivesse sido bem-sucedida, a ponta ainda teria vida curta. A Dow diz que não foi feita para sobreviver à dura noite lunar, que começa em cerca de 9 dias (um dia lunar e uma noite lunar são o equivalente a cerca de 14 dias da Terra). De fato, toda a missão IM-2 estava planejada para terminar neste momento, pois as células solares do equipamento não teriam energia para alimentar os dispositivos. Para a missão Artemis III, a rede e os módulos nos trajes espaciais serão construídos para sobreviver às temperaturas extremas da lua, que podem ficar tão quentes quanto 250 graus Fahrenheit ou tão frio quanto -208 graus.

Com o tempo, o objetivo é estabelecer estações base permanentes. Depois de ter conectividade robusta, você pode ver como pode ter uma infraestrutura básica para apoiar todas as visões sobre as pessoas “, diz Dow.” Ao ver o escala de viagens para a superfície lunar, então você não terá mais a rede “, diz o DOW.

As comunicações 4G LTE que serão integradas ao traje espacial do axioma no futuro poderão se comunicar de astronauta a Lander e astronauta a Lander a astronauta. Não haverá um smartphone para os astronautas aguentarem a cabeça. “Será um pouco como dirigir no seu carro com as mãos livres”, diz Russell Ralston, vice-presidente executivo de atividade extravagante do Axiom Space. Os microfones do processo serão ativados por voz e a rede poderá lidar com vários fluxos de vídeo em tempo real, sem mencionar a telemetria e os dados dos sensores internos.

Então, por que não 5G? A afinal, a rede móvel de geração fornece melhorias significativas em relação ao seu antecessor. A Dow diz que o desenvolvimento para o espaço leva muito tempo e que a Nokia queria começar com a tecnologia que foi testada de forma robusta. Na época, o 5G ainda estava em sua fase de adoção precoce e, para os testes, esses recursos adicionais não eram necessários. “Estamos absolutamente trabalhando na evolução para 5G”, diz ele. Se você está se perguntando se a Nokia será o apenas Provedor de rede na lua, a Dow diz que um ambiente de vários fornecedores será flexível em grande parte porque a Nokia está usando uma tecnologia padronizada com interoperabilidade.

Michael López-Alegría, astronauta-chefe do Axiom Space, passou um tempo na Estação Espacial Internacional de 2006 a 2007, e também comandou o Axiom-1 em 2022-a primeira missão de astronauta comercialmente tripulada à ISS. Ele diz que nas missões da Apollo, os astronautas foram fortemente treinados em geologia e, embora os astronautas do Artemis III estejam passando por treinamento semelhante, tendo a capacidade de enviar um vídeo de alta definição da lua para pessoas mais qualificadas em casa está mudando o jogo.

“Agora eles podem mostrar um geólogo na Terra (as coisas que estão vendo) em vez de fazê-los aprender tudo o que um doutorado sabe”, diz López-Alegría. “Eles podem usá -lo como uma ferramenta, um pouco como fazemos na ISS hoje. Eu acho que este é um salto e é 50 anos depois, certo? Assim deveria ser. ”

O IM-2 foi o único teste programado da rede 4G da Nokia na lua. Foi apenas parcialmente bem-sucedido, mas a Nokia não compartilhou se houvesse outro teste agora que o IM-2 terminou abruptamente. A Dow diz que a empresa continuará realizando testes na Terra antes de Artemis III.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *