Paquistão: Ataque mata 6, incluindo homem ligado ao Talibã – 28/02/2025 – Mundo

Mundo


Um ataque feito por um homem-bomba matou seis fiéis durante as orações desta sexta-feira (28) em um seminário islâmico no noroeste do Paquistão —prédio espargido porquê um sítio de treinamento para o Talibã afegão, disseram autoridades locais.

Segundo Muhammad Ali Saifntre, porta-voz do governo da província de Khyber Pakhtunkhwa, onde ocorreu o incidente, os mortos incluem o dirigente da escola religiosa, Maulana Hamid-ul-Haq. Ele é fruto de Maulana Sami-ul-Haqestava, considerado o pai do Talibã.

Até agora, nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo atentado.

Escondida em uma cidade fora da rodovia principal que leva à fronteira com o Afeganistão, o seminário Darul Uloom Haqqania foi o ponto de partida do Talibã na dezena de 1990, e ainda é frequentemente descrita porquê um incubadora de islamistas radicais.

O atacante usava um colete onusto de explosivos quando se aproximou de Haq, que saía de uma mesquita no seminário Darul Uloom Haqqania, afirmou seu irmão Maulana Abdul Haq à dependência de notícias Reuters. “Ele morreu no sítio e murado de 20 pessoas ficaram feridas na explosão”, afirmou.

Anteriormente, o funcionário da polícia regional Najeebur Rahman havia dito que a explosão deixou várias pessoas feridas. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, condenou o atentado e expressou tristeza pela morte de Haq, em um enviado emitido por seu gabinete.

O ataque ocorre no momento em que o Paquistão combate dois movimentos insurgentes: um liderado por islamistas e outro por pessoas que buscam a separação do país devido à subdivisão injusta dos recursos naturais pelo governo, na visão deles.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *