Depois de viver a temporada mais gloriosa de sua história em 2024, o Botafogo acumula decepções neste ano. Diante de seus torcedores, no estádio Nilton Santos, nesta quinta-feira (27), a formação alvinegra foi novamente superada pelo Racing, por 2 a 0, e perdeu a disputa da Recopa Sul-Americana.
No confronto de ida, em Buenos Aires, o argentinos venceram por 2 a 0 e poderiam até perder por um gol de diferença no Brasil que mesmo assim ficariam com a taça.
Os atuais campeões da Despensa Sul-Americana, porém, voltaram a aproveitar as fragilidades de um elenco que até horas antes da partida não tinha um treinador efetivo —Matías Zaracho, aos 5 minutos da lanço final, e Bruno Zuculini, aos 24, definiram o placar no Rio de Janeiro.
Pouco antes do duelo, o Botafogo acertou a contratação do português Renato Paiva, 54, desempregado desde sua saída do Toluca, do México, em dezembro do ano pretérito. Ele deverá ser oficializado no função nesta sexta-feira.
A equipe carioca estava sem um treinador desde a saída do português Artur Jorge, em janeiro. Depois o adeus de um dos principais responsáveis pelas recentes conquistas da Libertadores e do Brasílico, dois interinos passaram pelo função.
Carlos Leiria, que dirigiu a equipe na rota por 3 a 1 para o Flamengo na Supercopa do Brasil, e Cláudio Caçapa, que viu o time ser eliminado na primeira tempo do campeonato estadual.
John Textor, proprietário do clube, demorou para encontrar um substituto e acumulou recusas de Rafa Benítez, Tata Martino e André Jardine.
Com a lentidão, o planejamento para a sequência da temporada ficou comprometido. A formação carioca tem pela frente o Campeonato Brasílico, a Libertadores e o novo Mundial de Clubes da Fifa.