Papa Francisco: Turistas e religiosos sentem ausência – 23/02/2025 – Mundo

Mundo


Em um domingo de sol na terreiro São Pedro, a movimentação, além dos turistas habituais, é marcada pelo vaivém dos peregrinos que visitam a capital italiana para participar do Jubileu da Igreja, evento que ocorre a cada 25 anos. Neste término de semana, mais de 3.000 pessoas participaram do Jubileu dos Diáconos.

Durante a missa matutino deste domingo (23) na Basílica São Pedro, que deveria ter sido celebrada pelo papa Francisco, o padre Rino Fisichella pediu orações pelo pontífice prateado. “Na celebração eucarística, onde a sociedade assume a sua dimensão mais plena e significativa, sentimos o papa Francisco, mesmo num leito de hospital, próximo a nós e presente entre nós”, disse o italiano.

“Foi um clima de reza e de fazer Igreja. Não foi um problema a pouquidade do papa, já tinha visto ele. Estamos cá para a sociedade entre os diáconos. Evidente que é melhor quando ele está”, disse Michel Heurtault, diácono gálico, à Folha. “Estamos preocupados, mas é um idoso. Rezamos por ele.”

Já para a brasileira Giulia Rolim, 23, foi uma surpresa visitar o Vaticano sem o papa. De férias pela Itália, ela tinha reservado o domingo para saber a basílica e tentar participar de uma missa com Francisco.

“Viemos também para tentar entender a dimensão do que é uma missa com ele. Mas tudo muito, só desejamos que ele melhore. Não vê-lo na missa é o menos importante agora”, afirmou ela, que se disse católica praticante em São Paulo. “O papa Francisco vai além da igreja. É uma entidade que extrapola todas as áreas e religiões. É uma aura positiva, uma pessoa extremamente boa e que se envolve em causas não só religiosas, mas também políticas.”

Ao mesmo tempo, pessoas se reúnem para fazer vigília do lado de fora do hospital Gemelli, em Roma, onde Francisco está internado. Uma estátua do papa João Paulo 2º (1920-2005) do lado de fora estava rodeada de artefatos deixados por fiéis.

Velas, flores, terços, fotos de Francisco e balões podiam ser vistos. Uma bandeira do Brasil também foi deixada ali.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *