O papa Francisco, 88, voltou a ter uma noite tranquila e levantou do leito hospitalar, segundo boletim divulgado pelo Vaticano nesta sexta-feira (21), dia em que ele completa uma semana de internação para tratar uma pneumonia bilateral.
O Vaticano divulga boletins médicos e notas diárias, mas nenhuma imagem do papa foi divulgada desde a internação.
Francisco foi hospitalizado em decorrência de uma bronquite e, na terça-feira (18), o Vaticano anunciou que ele sofria de uma pneumonia bilateral.
Trata-se de uma infecção grave que torna a respiração mais difícil e pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões. O proclamação reacendeu a preocupação com a saúde do líder da Igreja Católica, que teve o lobo pulmonar recta removido quando jovem.
Apesar do diagnóstico, funcionários do Vaticano afirmam que o papa continua se mantendo informado e tentando trabalhar —lendo e assinando documentos, escrevendo e conversando com seus colaboradores. Na quarta-feira (19), a Santa Sé indicou que “os exames de sangue, analisados pela equipe médica, mostram uma ligeiro melhora”, em privado em relação aos indicadores de inflamação.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter entrada a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode minguar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma traço clara entre verdade e patranha. Quanto custa ajudar a produzir esse teor?