Trump perdoa ex-governador condenado por corrupção – 11/02/2025 – Mundo

Mundo


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu na segunda-feira (10) um indulto a Rod Blagojevich, ex-governador democrata de Illinois sentenciado por ter tentado vender a vaga de senador deixada por Barack Obama, em 2008.

“É uma honra, para mim, fazer isso”, declarou o presidente ao firmar o decreto no Salão Oval da Mansão Branca. Na sua opinião, o ex-governador caiu na insídia de “muitas pessoas ruins”.

Em fevereiro de 2020, durante seu primeiro governo, Trump já havia exercido seu poder para comutar a pena de Blagojevich, estabelecida em 14 anos de reclusão.

O ex-governador pôde portanto transpor da prisão posteriormente oito anos. Agora, a pena será anulada.

Depois da eleição à Mansão Branca em 2008, Obama renunciou à sua cadeira no Senado. Em caso de vacância, cabe ao governador do estado correspondente nomear um suplente até as eleições seguintes.

Blagojevich, que ocupava portanto esse posto, tentou vender a cadeira pedindo em troca cargos de cume nível ou muito muito remunerados para ele e sua esposa. Ele acabou sofrendo impeachment em 2009 e, posteriormente, foi sentenciado na Justiça e recluso.

Em 2010, participou do reality show “O Aprendiz”, apresentado por Trump.

Desde que voltou à Presidência, em 20 de janeiro, Trump fez uso de seu poder para conceder perdão a mais de 1.200 pessoas processadas ou condenadas por participação na invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *