Estados se opõem a Musk por acesso a sistemas do Tesouro – 08/02/2025 – Mundo

Mundo


Uma coalizão de estados dos EUA, majoritariamente liderados por democratas, entrou com uma ação judicial na sexta-feira (7) para impedir que um pintura da administração Trump, liderado pelo bilionário Elon Musk, acesse sistemas governamentais usados para processar trilhões de dólares em pagamentos.

Os 19 estados, liderados pelo escritório da procuradora-geral de Novidade York, Letitia James, uma democrata, afirmam que o Departamento de Eficiência Governamental de Musk não tem poder legal para acessar os sistemas do Departamento do Tesouro dos EUA que contêm informações pessoais de milhões de americanos.

A ação judicial no tribunal federalista de Manhattan afirma que Musk e sua equipe poderiam interromper o financiamento federalista para clínicas de saúde, pré-escolas, iniciativas climáticas e outros programas, e que o presidente republicano Donald Trump poderia usar as informações para continuar sua agenda política.

O aproximação do Doge ao sistema também “representa enormes riscos de cibersegurança que colocam em transe vastas quantias de financiamento para os Estados e seus residentes”, disseram os procuradores-gerais.

A Vivenda Branca e o Departamento do Tesouro não responderam imediatamente aos pedidos de observação.

Trump designou Musk para liderar o Doge com o objetivo de identificar fraudes e desperdícios no governo. Os esforços de Musk alarmaram democratas e grupos de resguardo que dizem que ele está ultrapassando sua mando ao tentar desmantelar agências responsáveis por programas governamentais críticos e dispensar trabalhadores federais em tamanho.

A ação judicial nomeia Trump e o Departamento do Tesouro porquê réus. James foi acompanhada pelos procuradores-gerais da Califórnia, Illinois, Massachusetts, Washington e Novidade Jersey, entre outros estados.

Em uma ação judicial separada por sindicatos que alegam que a equipe de Musk está violando leis de privacidade ao acessar os sistemas de pagamento, um juiz federalista na quinta-feira (6) ordenou que o Tesouro limitasse o aproximação a dois “funcionários especiais do governo” e disse que seu aproximação deve ser exclusivamente de leitura.

Também foram movidas ações judiciais buscando bloquear o Doge de acessar dados no Departamento do Trabalho dos EUA e no Departamento de Ensino.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, nomeado por Trump, disse esta semana que o sistema de pagamento do departamento não será tocado por Musk e que quaisquer decisões para interromper pagamentos seriam tomadas por outras agências.

Na ação judicial de sexta-feira, Novidade York e os outros estados afirmam que permitir o aproximação do Doge ao sistema de pagamento viola uma lei federalista que exige que as agências realizem “avaliações de impacto de privacidade” antes de usar tecnologia que coleta ou dissemina informações, e usurpa ilegalmente os poderes do Congresso.

Os estados também acusaram Trump de violar seu responsabilidade constitucional de executar fielmente as leis federais, entre outras alegações.

A ação procura uma ordem de restrição temporária impedindo o Doge de acessar os sistemas do Tesouro enquanto o litígio prossegue.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *